“Segurança e Mobilidade – A Segurança Pública e a preservação da vida nos municípios da Paraíba” foi o tema da palestra presidida pelo secretário da Segurança e da Defesa Social (Sesds), Jean Nunes, durante o segundo dia do Congresso e Feira de Oportunidades para Municípios do Estado da Paraíba (2° Confep), nesta quinta-feira (3), no Centro de Convenções de João Pessoa. Durante o painel, ele esteve acompanhado do superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Isaías Gualberto; do secretário executivo da Sesds, coronel Lamark Donato; do secretário de Administração Penitenciária, João Alves, e do coronel Vinícius Cesar, também da Sesds.
Na palestra, o secretário Jean Nunes ressaltou os avanços e os investimentos do Governo do Estado na segurança pública. Por meio de dados considerados significativos, ele mostrou que, no tocante à criminalidade, nos últimos 6 anos um total de 2.048 vidas foram preservadas. Para ele, é uma avaliação muito positiva, com uma política implementada com persistência e com resultados. “São 75 municípios sem mortes violentas em 2024, além de mais de 20 mil armas de fogo apreendidas”.
Segundo o secretário, tudo isso fruto das ações estruturantes do Governo, a exemplo da realização de concursos públicos para as polícias civil e militar e, posteriormente, do Detran e da Administração Penitenciária; dos prêmios aos policiais por apreensão de armas de fogo, e da criação dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs), que têm abrangência em todo o estado, por meio de 1.478 câmeras instaladas.
Durante a palestra, o superintendente Isaías Gualberto destacou que, com base nos dados estatísticos que registram o número de vítimas fatais de sinistros de trânsito, os municípios paraibanos têm um alto índice de letalidade, com grande preocupação para os motociclistas. “Mais de 70% das mortes são de ocupantes de motocicletas, na maioria das vezes por não usar o capacete corretamente”.
Ele ressaltou a necessidade dos gestores investirem na municipalização do trânsito nas suas cidades. “O estande do Detran instalado nesta feira está dando esse suporte aos municípios. Quando o trânsito é municipalizado, a fiscalização aumenta e as mortes diminuem”, concluiu.
O 2º Confep será realizado até esta sexta-feira (4), promovido pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), com o objetivo de apresentar iniciativas e soluções que auxiliem as gestões municipais na resolução de desafios e na melhoria dos serviços públicos.