Nesta quarta-feira (20), a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, foi uma das ganhadoras do Prêmio Trânsito Seguro – Gesto Redobrado para o Futuro, oferecido pelo Senado Federal. A premiação nacional é destinada a educadores, escolas e instituições que desenvolvem ações e atividades para estimular a educação para o trânsito em escolas e universidades de todo o Brasil.
Servidora de carreira do Detran-MS desde 2006, concursada como Gestora de Educação e Segurança no Trânsito, Andrea Moringo iniciou sua trajetória na coordenação do Centro de Educação Infantil do órgão. Em seguida, passou a integrar a equipe da Escola Pública de Trânsito, especializando-se como professora nos cursos oferecidos pela instituição.
Andrea foi uma das colaboradoras na criação do programa “Um Novo Olhar”, que oferece uma oportunidade de aprendizado especial para pessoas com dificuldade de aprovação na prova teórica de reciclagem para a CNH. A iniciativa leva uma metodologia mais humanizada e focada na resolução de questões.
A diretora também coordenou o programa “Trânsito na Escola: Formação do Jovem Condutor”, voltado ao público do ensino médio, e o programa “Cidade Móvel da Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho”. Ambos os projetos atuaram em diversos municípios do estado.
Ao lado da presidência do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MS), Andrea acompanhou o processo de integração dos municípios de Mato Grosso do Sul ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), apresentando a Política Nacional e Estadual de Trânsito a coordenadores e secretários de educação. O Mato Grosso do Sul é o único estado do Brasil com 100% dos municípios integrados ao SNT.

Em 2023, ela assumiu a diretoria de Educação para o Trânsito do Detran-MS, formando uma equipe que atua em ações educativas por todo o estado. “Receber uma premiação nacional é, antes de tudo uma honra imensa. É um momento de grande reconhecimento de um trabalho não só meu, mas de toda uma equipe que acredita e se compromete em tornar o trânsito um espaço melhor para todas as pessoas. É por acreditar nesse propósito que dedico meu trabalho a transformar a maneira como pensamos e vivemos a mobilidade. Agradeço ao reconhecimento do nosso diretor-presidente, Rudel Trindade, por ter me indicado e a toda equipe que me inspira diariamente a buscar soluções mais criativas e humanas para tornar nosso trânsito mais seguro e acessível”, disse Andrea Moringo.
Andrea é observadora certificada do Observatório Nacional de Segurança Viária (OSNV) e foi escolhida como representante do estado para o movimento Maio Amarelo devido ao destaque nacional das ações desenvolvidas pelo Detran-MS. A servidora também atua como conselheira de Políticas sobre Drogas, trabalhando na prevenção e educação para uma sociedade mais saudável e segura em todos os aspectos, incluindo a segurança viária.
O Prêmio Trânsito Seguro
A indicação da servidora do Detran-MS foi da Senadora Tereza Cristina, que elogiou o trabalho de educação de trânsito desenvolvido pelo Detran-MS. “A conscientização é o caminho mais eficaz para salvar vidas no trânsito. É uma grande satisfação indicar e ver o trabalho da Andrea reconhecido em nível nacional. O que ela e sua equipe realizam no Detran-MS é um exemplo de dedicação, inovação e compromisso com a segurança viária”, disse a senadora.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Foto: Rachid Waqued
Compartilhe