Com a finalidade de fomentar a integração entre os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e de apoiar iniciativas locais de transformação da mobilidade, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito (Focotran), abriu, nessa quinta-feira (14), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) em Campina Grande (PB), a Etapa Nordeste do Capacitran (Programa Nacional de Capacitação Técnica).
O evento, que se estende até esta quinta-feira (15), foi aberto pela representante do Cetran-PB, Giordana Coutinho, seguida das boas-vindas da diretora de Segurança do Trânsito da Senatran, Maria Alice Nascimento, que destacou a importância das parcerias e da integração entre os órgãos de segurança viária. “Tenho tentado estar em todas as regiões para verificar na ponta os problemas no trânsito e essas articulações. Temos que olhar de uma forma diferenciada para o trânsito, entendendo que pertencemos a esse trânsito. É difícil, mas não é impossível trabalhar por uma causa tão nobre, que é a vida”, ressaltou.
Sob a mediação da gerente de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira, foi iniciado o painel “Políticas públicas de segurança do trânsito: cenário e perspectivas”, com a participação de Maria Alice; do superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto; da presidente do Focotran e do Cetran de Mato Grosso do Sul, Regina Duarte, e do superintendente de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande, Vitor Ribeiro.
Durante o painel, o superintendente Isaías Gualberto lembrou que as ações do Detran da Paraíba voltadas para políticas públicas de trânsito e de avanços tecnológicos têm tido o reconhecimento nacional, por meio do leilão eletrônico e das premiações conquistadas. Destacou os projetos dos pilares da fiscalização e da educação para o trânsito, ‘bem como as ações voltadas para a municipalização do trânsito, nosso desafio e nossa meta”, enfatizou.
Com destaque para a necessidade de promover cada vez mais a municipalização do trânsito em todo o país, a presidente do Focotran, Regina Duarte, ressaltou que o importante é a efetivação da integração por meio dos órgãos executivos municipais. “Precisamos mostrar que somos um órgão de coordenação do sistema de trânsito e que a preservação da vida depende muito do colegiado do Cetran”.
O superintendente da STTP, Vitor Ribeiro, também destacou a integração entre os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. “Não é fácil fazer um trabalho sozinho, mas quando fazemos um trabalho conjunto há uma diferença. Que o digam as ações da STTP, em parceria com o Detran, BPTran e PRF. É preciso mitigar esse problema de mortes no trânsito”.
O primeiro dia da Etapa Nordeste do Capacitran reuniu um público plural, com representantes de diferentes municípios e instituições dos Estados da Paraíba, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, que atuam diretamente na formação para o trânsito, promovendo uma rede de integração regional. O dia foi encerrado com a oficina prática “Uso de IA para segurança do trânsito”, ministrada pelo consultor da Associação Nacional dos Detrans (AND), Julyver Modesto.
Participaram ainda a diretora de Operações do Detran-PB, Roberta Neiva; a coordenadora de Articulação Institucional da Senatran, Sirlei Kuiava; o coordenador do Policiamento do Detran-PB, coronel Valterlins Dutra; o chefe da Ciretran de Campina Grande, Renato Maracajá, além de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Servidores da STTP, agentes da Operação Lei Seca e outros servidores do Detran-PB.