Próximo atendimento será em Paraíba do Sul, nesta sexta-feira (29); moradores poderão tirar a Carteira de Identidade Nacional e a Carteira Nacional de Habilitação, fazer vistoria nos veículos e resolver pendências
Mais de 800 moradores de Rio das Ostras foram atendidos pelo Detran RJ, nesta terça-feira (26/8), dentro do programa Detran Presente, que levou todos os serviços do departamento ao município, sem necessidade de prévio agendamento. O serviço mais procurado foi o da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN): cerca de 600 pessoas aproveitaram a oportunidade para tirar a CIN, que tem o CPF como único número de identificação.
Os moradores também puderam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), fazer a transferência da propriedade de veículos ou emplacamento, recorrer de multas de trânsito, abrir processos administrativos para resolver pendências com o Detran ou mesmo se comunicar com a Ouvidoria do órgão. O atendimento foi realizado, das 9h às 16h, no posto de Rio das Ostras, que contou com uma grande estrutura para receber os moradores.
O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, recepcionou os moradores de Rio das Ostras e destacou a importância do programa.
“O Detran Presente leva os serviços do órgão para mais perto dos moradores de cada cidade, facilitando a vida dos cidadãos. Com a iniciativa, o departamento cumpre sua missão de atender as pessoas com o respeito e a atenção que merecem. Vamos levar o Detran Presente a todos os municípios do estado. O próximo será nesta sexta-feira, dia 29, em Paraíba do Sul”, disse Farah.
Famílias inteiras foram ao Detran Presente em Rio das Ostras. O empresário Taylam Xavier Page, de 35 anos, levou a mulher, Lívia, e os três filhos do casal – Elias, de 10 anos, Daniel, de 8 anos, e Taylam, de 6 – para tirar a nova Carteira de Identidade Nacional.
“Meus filhos ainda não tinham carteira de identidade e as nossas estavam muito velhas. Agora vamos viajar à Argentina e precisamos deste documento. O atendimento foi ótimo e rápido. Estava tudo muito organizado e havia muitos guichês de atendimento. Estamos saindo daqui aliviados por estar com tudo resolvido”, disse Taylam.
Paola Fernanda Nunes, de 32 anos, também levou os três filhos – Bryan, de 13, Myllena, de 11, e Heitor, de 3 anos – para tirar a identidade, e saiu feliz com o protocolo nas mãos para pegar os documentos no posto dentro de uma semana. “Foi tudo bem simples. Logo fomos chamados. Problema resolvido, estou aliviada”, disse ela.
A emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita. É necessário que o cidadão leve sua certidão de nascimento ou casamento original e tenha CPF. Sem a certidão não será possível tirar a CIN, mesmo que a pessoa já tenha identidade. Quem não tem mais a certidão precisa antes obtê-la nos cartórios. O documento de identidade atual continua válido até 2032, de forma que os cidadãos não precisam se apressar para tirar a CIN.
Para os serviços de Habilitação – como a renovação ou a segunda via da CNH – é preciso pagar o Duda correspondente. O boleto deve ser retirado no Banco Bradesco e pago até a véspera do atendimento. Foi o caso da professora aposentada Ana Ester Pacheco, que precisava renovar a CNH desde fevereiro e ficou sabendo ontem do Detran Presente na cidade.
“Há meses vinha protelando essa renovação. Ontem, no posto do Detran, peguei todas as informações, paguei a taxa de renovação e já cheguei aqui com tudo certo. Foi bastante tranquilo, com uma equipe de atendimento muito eficiente”, disse ela.
O pagamento das taxas também é necessário para as vistorias e os serviços relacionados aos veículos. É preciso, também, estar atento à lista de documentos exigidos para a realização de cada serviço. Muitas vistorias de veículos foram realizadas no Detran Presente de Rio das Ostras, e alguns motoristas também compareceram para pedir informações sobre os serviços, que também podem ser obtidas no site do Detran RJ (www.detran.rj.gov.br).
Além de poder tirar ou renovar documentos, os moradores de Rio das Ostras, Barra de São João e localidades vizinhas foram convidados a participar de ações educativas do Detran RJ e tiveram acesso à Ouvidoria, ao serviço de recurso de infrações e ao Protocolo, para resolver pendências, como obter a devolução de taxas pagas, dar entrada no pedido de perícia médica ou desistir de categoria na CNH, entre outros.