Proprietário foi conduzido à Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis e também vai responder a inquérito por aprisionar animais silvestres em gaiolas
Agentes da Operação Desmonte, do Governo do Estado, encontraram 25 motores com registro de roubo e furto, quatro motores com a numeração raspada e um carro furtado em um ferro-velho às margens da antiga Estrada Rio-São Paulo, no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, nesta quarta-feira (27/8).
O dono do estabelecimento foi conduzido para a Delegacia de Roubo e Furto de Automóveis (DRFA). O material furtado ficará sob a guarda da DRFA. O restante foi apreendido e será inutilizado por empresa de reciclagem credenciada pelo Detran RJ. A operação vai continuar nesta quinta-feira porque foram encontrados 50 veículos ou sucatas de veículos no local. O ferro-velho foi interditado.
Também foram encontrados no local animais silvestres presos em gaiolas, o que configura crime contra o meio-ambiente. Por este motivo, o proprietário do ferro-velho também foi conduzido por policiais do Comando de Policiamento Ambiental (Cpam), da Polícia Militar, para a 35ª DP (Campo Grande), onde vai responder a inquérito.
A força-tarefa da Operação Desmonte é coordenada pelo Detran RJ e integrada pela Polícia Civil, pela Polícia Militar, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), pela Secretaria de Estado de Fazenda e pelo Corpo de Bombeiros. As ações têm o objetivo de combater o comércio ilegal de sucatas e peças de automóveis e, com isso, reduzir o roubo e furto de veículos no Estado do Rio.
Essa foi a 63ª operação da força-tarefa estadual, que soma, até o momento 127 ferros-velhos fechados e interditados. O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, destacou a importância da ação:
“É com um trabalho contínuo, que é feito com fiscalização, orientação e conscientização, que garantimos a segurança de todos”, disse Farah.