– Foto: Felix Carneiro / Governo do Tocantins
file_download
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), comemora nessa quinta-feira, 25, o Dia Nacional do Trânsito. A data foi criada em 1997 junto do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que este ano completou 28 anos desde a sua promulgação. A data tem o objetivo de desenvolver a conscientização social acerca da necessidade de se adotar os cuidados básicos que todo condutor e pedestre deve ter ao fazer uso das vias, e assim promover um trânsito mais seguro e humano.
O presidente do Detran/TO, Romildo Santos, ressalta a importância da data como um meio de chamar a atenção da sociedade quanto aos índices de sinistros e mortes de trânsito, além de incentivar posturas mais seguras.
“Esta data representa um momento para refletirmos sobre a necessidade da conscientização pública, no sentido de promover um maior humanismo nas vias de todos o estado, e engajar todos os usuários da via, pois a construção de um trânsito mais seguro se faz com todos”, ressalta o titular da pasta.
Semana Nacional de Trânsito
O Dia Nacional do Trânsito acontece em meio às ações da Semana Nacional de Trânsito, na qual o Detran/TO tem intensificado as ações de conscientização em todo o estado. A campanha deste ano tem como tema “Desacelere seu bem maior é a vida”, cuja mensagem busca chamar a atenção dos condutores quanto aos riscos e consequências de dirigir acima da velocidade permitida.
Um levantamento recente feito pelo Detran/TO mostrou que, nos últimos três anos, transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% foi a infração de trânsito mais comum entre os condutores tocantinenses, com 120.792 registros, o que evidencia a importância da mensagem da campanha deste ano sobre os riscos e as consequências do excesso de velocidade nas vias.
Dicas de segurança
Nesta data, o Detran/TO lembra algumas simples práticas de segurança no trânsito que são capazes de inibir a ocorrência de um sinistro e assim são capazes de salvar inúmeras vidas:
1- Direção defensiva: dirija com atenção e cautela, sempre preparado para a possibilidade de ocorrência de sinistro;
2- Setas não são opcionais, sempre que for fazer uma ação, sinalize;
3- O trânsito não é competição de quem chega primeiro, respeite os limites de velocidade e as demais sinalizações;
4- Ao assumir o volante, deixe o celular de mão. Desligue-o ou ponha no silencioso;
5- Use cinto de segurança, capacete e demais equipamento obrigatórios;
6- Não assuma o volante após ingerir bebida alcoólica ou usar drogas.
A Semana Nacional de Trânsito finaliza na terça-feira, 30, mas as ações de educação para o trânsito do Detran/TO seguem em todo o estado o ano inteiro.