Na noite desta quarta (16), Detran-DF retirou de circulação 20 motociclistas com escapamento alterado, 10 sem habilitação, dois alcoolizados e autua 30 outros por irregularidades diversas
Zélia Ferreira
(Brasília – 17/7/2025) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou, na noite de quarta-feira (16), mais uma Operação Sossego. Desta vez, a ação de policiamento e fiscalização aconteceu no Areal, entre 21h e 22h30, e resultou no flagrante de 70 irregularidades de trânsito que tiram o sossego e a segurança da população.
Durante 2h30 de operação, quase metade dos 150 motociclistas abordados estavam desrespeitando as regras de trânsito e foram autuados pelos agentes: 20 por escapamento irregular, 10 que pilotavam sem habilitação, dois alcoolizados, dois com a viseira levantada, dois com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias, um com o direito de dirigir suspenso e outros 30 por irregularidades diversas.
“É grave demais as condutas que foram flagradas pelas nossas equipes, atitudes que além de colocar em risco a vida dos próprios motociclistas, ainda geram desconforto e insegurança aos demais usuários das vias do DF. Conduzir veículo sob influência de álcool é perigoso para qualquer um, especialmente para o motociclista, cujo veículo exige bastante equilíbrio e não dá proteção alguma ao condutor em caso de colisão ou queda, por exemplo. É papel do Detran-DF agir para garantir vias mais seguras e tranquilas para todos e, por isso, estamos intensificando nossas operações”, enfatiza o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Bruno Baruque.
Houve ainda um motociclista que foi autuado por transpor bloqueio viário, ou seja, evadiu-se da blitz, outro que realizou arrancada brusca na frente dos agentes e um terceiro que estava pilotando a moto com problemas no sistema de iluminação. Entre os 10 condutores não habilitados, seis deles realizavam o transporte de mercadorias.
O motociclista que se evadiu da blitz, foi autuado com base no artigo 210 do Código de Trânsito Brasileiro. A infração é gravíssima, com multa de R$ 293,47 e suspensão do direito de dirigir. Já o que realizou arrancada brusca, foi autuado pelo artigo 175 do CTB – infração gravíssima cuja multa possui fator multiplicador 10 (R$ 2.934,70) e suspensão do direito de dirigir.
Mais sossego e segurança
A Operação Sossego visa retirar de circulação motos com escapamentos irregulares que produzem ruídos excessivos e incomodam bastante a população. Esta é uma das ações do Departamento mais solicitadas nos canais de Ouvidoria e nas redes sociais. Durante as ações, os agentes fiscalizam também documento e condições do condutor e dos veículos, flagrando e coibindo outros tipos de infrações de trânsito e acabam por promover mais segurança viária nas vias urbanas do DF.