Em apenas uma semana, o CISV (Centro Integrado de Segurança Viária) ajudou na identificação e recuperação de três veículos clonados em Mato Grosso do Sul. A ferramenta, utilizada pelo Detran-MS em parceria com forças de segurança federal, estadual e municipal, tem se destacado no combate à criminalidade nas estradas e cidades do Estado.
O primeiro caso foi registrado no sábado (5), em Água Clara. Um Fiat Strada Endurance, com registro de furto em São Paulo, foi identificado como clonado pelo sistema de monitoramento do CISV. A informação foi repassada às autoridades locais, que realizaram a abordagem e confirmaram a clonagem.
Na segunda-feira (7), em Campo Grande, um Volkswagen Polo com registro de furto em Itatiba (SP) foi detectado pelas câmeras do CISV. A Guarda Civil Metropolitana foi acionada, interceptou o veículo e constatou que se tratava de um clone.
Já na quinta-feira (10), uma Toyota Hilux SW4 foi recuperada em Três Lagoas. O veículo, furtado em 2023 na cidade de Ribeirão Preto (SP), foi identificado pelo sistema, e agentes do Departamento Municipal de Trânsito confirmaram a irregularidade após a abordagem.
Para o agente de trânsito de Três Lagoas, Edgard Silva Wegner, a tecnologia tem sido uma aliada importante. “A parceria entre o nosso Departamento de Trânsito de Três Lagoas e o Detran, por meio do Centro de Inteligência Viária, é essencial para fortalecer o combate a crimes envolvendo veículos, ampliando nossa capacidade de atuação e reforçando a segurança em nossa cidade”, afirmou.
Inteligência nas rodovias
O CISV foi inaugurado em maio de 2024 para monitorar rodovias estaduais e vias urbanas de municípios parceiros. Em 2025, o sistema passou a integrar a plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública, permitindo o rastreamento de veículos furtados, roubados, clonados ou com restrições judiciais de qualquer parte do Brasil que circulem em Mato Grosso do Sul.
Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS
Compartilhe