As forças de segurança pública e viária foram às ruas de nove municípios do Estado simultaneamente com a Operação Integrada “Moto Segura”, na tarde dessa quinta-feira (31). Durante a ação, 47 condutores foram flagrados conduzindo sem ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), colocando em risco a própria vida e segurança nas vias.
A blitz faz parte da ‘Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas’, incluída no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano passado, e compreende o Dia Nacional do Motociclista, oficialmente celebrado em 27 de julho. A ação integrada foi realizada logo após a assinatura do decreto de instituição do Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito.
A Operação “Moto Segura” reuniu mais de 130 agentes das forças de segurança pública e viária que compõem o programa Força pela Vida e integrou ações de educação e fiscalização, buscando conscientizar os motociclistas sobre as normas de trânsito e práticas seguras, e, simultaneamente, identificando e corrigindo irregularidades por meio da fiscalização para garantir o cumprimento da legislação vigente e a segurança nas vias.
Durante a operação, os agentes abordaram 1.341 veículos e registraram 285 autos de infração por condutas vedadas pela legislação de trânsito. A principal infração registrada foi conduzir veículo sem ter habilitação, com 47 pessoas autuadas e 21 proprietários multados por permitir posse de seus veículos a pessoas sem a Carteira Nacional de Habilitação. Ainda foram registradas infrações por licenciamento vencido (26), veículo em mau estado de conservação (10), viseira em desacordo com a legislação (08), entre outras.
Também foi feita uma prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e um menor de idade foi entregue ao Conselho Tutelar por condução de motocicleta em rodovia.
O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a importância da atuação da fiscalização. “O governador Renato Casagrande instituiu hoje o Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito. É um passo importante para o fortalecimento das ações de fiscalização e de educação para o trânsito no Estado, com objetivo principal de salvar vidas. Na sequência, realizamos essa grande operação com foco nas motociclistas, que representam quase metade de todas as mortes no trânsito. Então, a fiscalização e conscientização desses condutores é essencial para termos um trânsito seguro”, disse.
O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, reforçou: “O objetivo primordial da Operação ‘Moto Segura’ é a preservação de vidas. As forças de segurança estão integradas e realizam essa blitz simultânea para promover a educação e a fiscalização de motocicletas e seus condutores, fortalecendo as ações de prevenção a acidentes, especialmente nessa primeira Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas. O objetivo é tirar de circulação condutores e veículos que apresentem irregularidades, garantindo um ambiente de trânsito mais seguro e em conformidade com a legislação de trânsito e, assim, reduzindo o número de sinistros envolvendo motocicletas e contribuir para a segurança viária no Estado.”
A operação “Moto Segura” contou com a atuação de efetivos do Detran|ES; da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (Bptran), 10º BPM – Guarapari, 12º BPM – Linhares, 9º BPM – Cachoeiro de Itapemirim, 8ª Cia Independente – Santa Maria de Jetibá, 9ª Cia Independente – Itapemirim; da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT); da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES).
Também contou com participação de equipes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GTO/GCMV); da Guarda Civil Municipal de Vila Velha (GMVV); da Guarda Civil Municipal de Cariacica (GMC); da Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito de Serra (GCMS/DOT); da Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito de Linhares (DETRO/GCML); da Guarda Civil Municipal de Cachoeiro de Itapemirim; da Guarda Civil Municipal de Itapemirim; da Guarda Civil Municipal de Anchieta; da Polícia Rodoviária Federal (PRF); do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES); da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Zu Coelho / Leonardo Quarto / Fabricia Borges