Durante esta semana, uma equipe do Detran-MS esteve em Amambaí, a 351,4km de Campo Grande, para uma ação desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Estado.

A ação educativa envolveu aproximadamente 190 crianças que utilizam o serviço de transporte escolar no município. As atividades ocorreram no auditório da Secretaria de Educação e incluíram visitas técnicas às Escolas Indígenas Mitã Rory e MBO Erenda Tupã Nandeva.
Através de atividades lúdicas, como uma apresentação teatral, as crianças foram orientadas sobre seus direitos de ir e vir com segurança. Segundo a Diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, que participou da ação, o trabalho em parceria com o TCE nos mostra que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos. “Cada órgão, com suas competências, se une para um único objetivo que é proteger vidas. E esse é o nosso maior compromisso. Quando garantimos um transporte escolar de qualidade, não estamos apenas levando e trazendo alunos, estamos garantindo o direito de cada criança de ir e vir com segurança, de acessar a escola e de construir um futuro”, disse Andrea Moringo.
Segundo o Auditor Chefe da Divisão de Fiscalização de Educação do TCE/MS, Marcos Camillo Soares, essa fiscalização faz parte do planejamento de ações do Termo de Cooperação Mútua do Transporte Escolar, que é coordenado pelo Tribunal de Contas no biênio 2024/2025 e conta com a participação de 15 órgãos, incluindo o Detran-MS.
Foram fiscalizados a documentação de veículos e motoristas, os processos licitatórios e pagamentos, as rotas e as condições veiculares (pneus, cintos de segurança, equipamentos obrigatórios, tacógrafo, GPS, condições dos bancos, vidros, lataria, avarias, etc.). Também foram verificadas as autorizações para transporte de alunos e os cursos específicos dos condutores, além da manutenção da frota própria e a conferência da frota terceirizada, conforme os termos contratuais.
Para Marcos Camillo Soares, a participação do Detran-MS e dos demais órgãos do Termo de Cooperação Mútua é fundamental para garantir a segurança e a qualidade do transporte escolar no estado. “A junção de expertises e competências próprias de cada órgão ajuda a fiscalizar e aprimorar o serviço, evitando acidentes e contribuindo para uma prestação de serviço de qualidade e eficiente”, afirmou o auditor.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: DIRET
Compartilhe