Iniciativa reuniu servidores e foi aberta ao público em geral,
usuários dos serviços do órgão
Uma iniciativa solidária tomou conta do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), nesta quinta-feira (21). Durante o dia, servidores do órgão lotados na sede, no Recife, fizeram espontaneamente doação de sangue em ação conjunta com o Hemope. No local trabalham 550 funcionários, fora o pessoal de empresas terceirizadas. A ação aconteceu no setor de Psicomédica, área adequada para a atividade. O espaço também recebeu usuários do órgão, sensibilizados com o ato.
De acordo com o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, a iniciativa tem um caráter de solidariedade e amor ao próximo. “No período natalino, um ato que pode salvar vidas, possui valor especial”. Ele salienta que é mais uma forma de aproximação com a sociedade. A iniciativa do Detran-PE contribui para a reposição dos estoques do banco de sangue, uma vez que, a partir de novembro, a quantidade tende a reduzir, de acordo com informações do Hemope. Uma bolsa de sangue, por exemplo, pode salvar de três a quatro vidas, conforme dados do hemocentro.
A diretora-presidente do Hemope, Raquel Santana, destacou a relevância da ação encabeçada pelo Detran-PE. “Além de ser um gesto de grandeza, que retomamos, agora, com a nova gestão do Detran após alguns anos de interrupção, é fundamental para a manutenção do atendimento à população”. No mês de novembro, a média coletada estava em cerca de 1,7 a 2 mil bolsas por semana, quando já foi de 2,5 mil/semana. O sangue coletado é destinado a pessoas com doenças hematológicas, câncer, submetidas a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências.
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade. É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto (identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho). Também tem que respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses, para homens, e quatro meses, para mulheres. Outros detalhes sobre doação podem ser obtidos em: https://www.hemope.pe.gov.br/