No Dia Mundial Sem Carro, celebrado nesta segunda-feira (22/9), o Detran RJ participou de uma ação educativa no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, de conscientização sobre a importância do uso do transporte público. O evento foi realizado em parceria com a Cedae, a Operação Lei Seca, a Fundação da Infância e Adolescência (FIA), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), as secretarias de Saúde e Assistência Social do município e o Rio Ônibus.
Em várias cidades do mundo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida no Dia Mundial Sem Carro. O objetivo é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que revejam a dependência que criaram em relação aos carros e motos. A proposta é que os cidadãos experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pelas cidades sem usar o automóvel.
A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran RJ ofereceu a quem passou pelo Terminal Alvorada a experiência do uso de óculos especiais que simulam o efeito do uso de drogas, álcool e sono ao dirigir. As pessoas foram chamadas para colocar os óculos e tentar passar por um circuito de cones. O evento integrou as programações da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que tem o objetivo de chamar a atenção da população para a prevenção de acidentes.
No sábado (20/9), cerca de 40 pessoas participaram da Caminhada Cultural promovida pelo Detran RJ e seus parceiros, outro evento da Semana Nacional de Trânsito. O grupo, com guias e professores de história, visitou pontos turísticos no Centro do Rio, partindo da Cinelândia até a Praça Mauá. Na concentração, na Cinelândia, foram montadas tendas com atividades educativas, onde os participantes também foram convidados a fazer testes com óculos que simulam efeitos do álcool, drogas e sono.