Com o tema “Integração entre os países do Mercosul”, aconteceu, nesta semana, a 83ª edição do Encontro Nacional dos Detrans (END), em Foz do Iguaçu (PR), e o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) participou do encontro com o propósito de conhecer e avaliar os avanços e as iniciativas para melhorias no trânsito, em uma grande troca de experiências entre estados brasileiros e países membros do bloco econômico.
Discussões do 83º END
A 83ª edição do END teve um enfoque internacional com a participação de autoridades da área de todo o Brasil, além de delegações estrangeiras no maior encontro do setor no país.
O encontro contou com a realização de fóruns temáticas e uma programação extensa com debates técnicos voltados a questões sobre leilão, sustentabilidade, tecnologia, gestão de infrações de trânsito, habilitação, sinistros de trânsito e Lei Seca.
Destaque no Encontro
Durante o END, foi colocado como pauta destaque o Projeto de Lei (PL) das Velocidades Seguras, na qual propõe uma readequação dos limites de velocidade em vias urbanas. O PL leva em consideração o tipo de uso da via, bem como a presença de pedestres, ciclistas ou pessoas com mobilidade reduzida.
A proposta do PL Velocidades Seguras está alinhado às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).
Encontro Nacional dos Detrans (END)
O END acontece pelo menos duas vezes ao ano. Com palestras, painéis, fóruns e mesas de conversas; o evento reúne presidentes e servidores dos 27 departamentos de trânsito de todo o país, além de entidades e autoridades, que segue durante o encontro com programação extensa e diversificada a qual contempla pautas relacionadas ao trânsito e a legislação vigente, inovações tecnológicas e soluções aplicadas nas mais diversas áreas que envolve a temática.