Iris Bruzzi, Claire Digon, Marcelino Buru e outros atores e atrizes residentes no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, puderam tirar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), nesta segunda-feira (14/7), sem precisar sair do lugar onde vivem, em uma ação social especial realizada pelo Detran RJ.
Funcionários da Diretoria de Identificação Civil levaram os equipamentos necessários para tirar as impressões digitais e fotografar os idosos interessados em renovar suas identidades e receber a nova CIN.
“Se vocês não viessem, eu não saberia o que fazer para tirar novos documentos. Quero agradecer de coração. Pelo menos na carteirinha eu agora sou moderna”, brincou Claire Digon, de 87 anos, contando que há tempos sentia falta de uma nova carteira de identidade.
Foi a terceira ação com idosos realizada pelo Detran RJ em quinze dias. Já foram atendidos os residentes da Casa São Luiz, no Caju, e do Abrigo Doce Morada, em Sepetiba, na Zona Oeste do Rio. A ampliação das ações sociais atende à determinação do presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, de modernizar e humanizar os serviços do órgão, para atender melhor os moradores do estado.
“Nosso objetivo é que todos os cidadãos fluminenses tenham acesso à identificação civil. Cidadania é para todos. A carteira de identidade é muito importante para que os idosos possam ter acesso aos benefícios sociais”, disse Farah.
A administradora-geral do Retiro dos Artistas, Cida Cabral, elogiou a iniciativa do Detran RJ. “Para a gente é muito importante receber a equipe do Detran aqui no Retiro, com essa ação social tão necessária. É um abrigo de idosos, onde muitos já não têm mais a capacidade de ir e vir. Por isso, todos estão aproveitando essa oportunidade de renovar e fazer suas carteiras de identidade com mais facilidade”, disse ela.
A produtora cultural Rita Maia, de 62 anos, era uma das moradoras do Retiro mais felizes com a ação. “Já estava aqui ansiosa desde cedo, com todos os documentos, esperando por vocês, para não perder essa oportunidade. O atendimento foi rápido e eficiente. Só tenho a agradecer”, disse ela.
O diretor de Identificação Civil do Detran RJ, Pedro Paulo Thompson, ressaltou que está sendo emitida a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que tem o CPF como único número, para dificultar fraudes e unificar a identificação civil em todo o território nacional. O RG tradicional continua válido, mas terá de ser substituído até 2032.
“O Detran RJ está fazendo ações sociais por todo o estado, por determinação do governador Cláudio Castro e do presidente Vinicius Farah. Nosso objetivo é proporcionar cidadania para todos os fluminenses”, afirmou Thompson.