O Detran RJ realizou, nesta terça-feira (23/9), em parceria com vários órgãos ligados ao trânsito, uma grande ação educativa voltada a motociclistas no Parque das Figueiras, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio. O evento integra a programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que este ano tem como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
Durante o evento, os participantes fizeram um circuito educativo. No estande do Detran RJ, os condutores realizaram a dinâmica que simula os efeitos de álcool e drogas ao volante, disponibilizada pela Coordenadoria de Educação do departamento.
O presidente do Detran RJ, Rodrigo Dias Coelho, disse que a educação no trânsito será um dos focos da sua gestão.
“A educação no trânsito é o caminho para reduzir acidentes e promover uma convivência mais harmônica e solidária nas vias. Quanto mais consciência dos condutores, menos imprudência no trânsito”, ressaltou o presidente do departamento.
O motofretista John Martins disse que a ação em conjunto o fez refletir.
“Acho muito importante esse tipo de campanha. Faz a gente pensar no quanto a pressa pode colocar a nossa vida em risco. É muito legal juntar vários órgãos para sensibilizar os motociclistas”.
Na experiência promovida pelo Rio Ônibus, motociclistas entram em um coletivo para compreender a visão do motorista e identificar pontos cegos do veículo. Já a Ecovias Ponte disponibilizou um simulador de impacto que leva o condutor da moto a experimentar a sensação real da colisão. Os condutores também participaram de uma palestra educativa, promovida pela CET-Rio, e assistiram a um vídeo produzido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que reforça a importância da segurança viária. Ao final do circuito, receberam antenas corta-pipa, colete refletivo, manguito e capacete.
Jorge Leonardo, motorista de Uber, também aprovou a iniciativa.
“É sempre bom receber informações sobre segurança no trânsito. Saio daqui bem mais consciente”, disse o morador de Encantado.
A ação contou com a parceria do Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), Operação Lei Seca, Ecovias Ponte, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Rio Ônibus, Cedae e apoio dos aplicativos Uber, iFood e 99.