Trinta idosos foram atendidos e puderam tirar a nova Carteira de Identidade Nacional
Sem a carteira de identidade porque sua certidão de nascimento estava danificada, Eleuza Gorgeti, de 67 anos, voltou a sorrir. Ela é uma das internas da casa de acolhimento de idosos Abrigo Doce Morada, em Sepetiba, Zona Oeste do Rio, que, nesta quarta-feira (09/07), recebeu a equipe de Identificação Civil do Detran RJ em mais uma Ação Social para emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação contemplou 30 idosos residentes no abrigo. Para dona Eleuza, ter em mãos o documento é fundamental para “se sentir viva”.
“Agora posso dizer que sou uma cidadã. Logo terei minha identidade. Agradeço muito a todos que me proporcionaram essa oportunidade”, disse.
Essa é a segunda ação do Detran RJ em unidades de longa permanência para idosos. Grande parte dos residentes no Abrigo Doce Morada não possuía o documento de identidade atualizado.
Depois de sujar os dedos com tinta para identificar as impressões digitais, Sebastião Mendes da Silva, de 70 anos, se sentiu realizado. Ele afirmou que ter identidade nova para ele é um privilégio.
“Vou renovar a identidade. Documento novo e sem estar amassado. Estou muito feliz”, comemorou.
O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, destacou que o objetivo do departamento é garantir a oferta de serviços e levar cidadania a todos.
“Nossa intenção é que todo o cidadão tenha acesso a identificação civil. Cidadania é para todos”, destacou Farah.