Presidente Vinicius Farah determina a abertura da nova data para não deixar ninguém sem atendimento; moradores poderão tirar identidade e CNH, fazer vistoria nos veículos e resolver pendências
O programa Detran Presente voltará ao município de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, no próximo dia 26 de setembro, para dar continuidade ao atendimento iniciado nesta quarta-feira (3/9), na Praça Hermógenes Freire da Costa. Serão oferecidos, no mesmo local, todos os serviços do Detran, inclusive a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), sem necessidade de agendamento.
Nesta quarta-feira, mais de 700 moradores tiraram a nova identidade e cerca de 200 fizeram o agendamento para ir ao posto nos próximos dias. A procura pelo documento foi tão grande que o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, que acompanhava os trabalhos, determinou a abertura da nova data de 26/9 para atendimento a todos os interessados na CIN.
“O Detran Presente foi criado para atender as pessoas com o respeito que merecem. Como hoje a procura superou as expectativas, voltaremos aqui para não deixar ninguém sem atendimento. O compromisso do Governo do Estado e do Detran é atender bem o cidadão, tratar todo mundo com dignidade”, disse Vinicius Farah, lembrando que o Detran Presente irá a todos os municípios do estado, e que as pessoas têm prazo até 2032 para tirar a nova identidade nacional.
Além da CIN, os moradores também puderam tirar documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), fazer a transferência de propriedade de veículos e o emplacamento, recorrer de multas de trânsito e resolver outras pendências. Ao todo, cerca de 1.100 moradores de São Pedro da Aldeia foram atendidos. Nesta sexta-feira, dia 5, o Detran Presente estará em Búzios, na Praça do Inefi, e na próxima quarta-feira, dia 10, voltará a Rio das Ostras, onde já esteve semana passada, para completar o atendimento aos moradores. Não é preciso fazer agendamento, porque os usuários serão atendidos por ordem de chegada.
Nesta quarta, famílias inteiras compareceram ao Detran Presente para tirar documentos. Joilma Ramos da Costa Noguera, de 51 anos, levou as filhas Manoela e Joice e os netos Nicolas, de 8 anos, e Betina, de 1 ano, para todos tirarem a nova identidade. “Minha filha viu nas redes sociais a notícia de que o Detran estaria hoje aqui em São Pedro da Aldeia e viemos todos juntos de manhã bem cedo. Meus netos ainda não tinham identidade e eu precisava substituir a minha para continuar recebendo o Bolsa Família. Que bom que todos fomos atendidos e estamos saindo daqui com o problema resolvido”, disse Joilma, feliz.
A auxiliar de educação Thamara Valeska da Silva Souza também levou três filhos pequenos – Eduardo, Laryssa e Larah – e todos tiraram a nova identidade, que vão buscar no posto de São Pedro da Aldeia dentro de poucos dias. “Eduardo tem 12 anos e ainda não tinha identidade. Nenhum dos meus filhos tinha. Eu perdi a minha carteira e só tinha xerox. Estou saindo daqui com um sentimento de que minha família ganhou direito à cidadania”, disse Thamara. Mesma sensação de Veluce Oliveira, que tirou a CIN com as filhas Maria Júlia e Maria Sophia.
A emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita. É necessário que o cidadão leve sua certidão de nascimento ou casamento original e tenha CPF. Sem a certidão não será possível tirar a CIN, mesmo que a pessoa já tenha identidade. Quem não tem mais a certidão precisa antes obtê-la nos cartórios.
Para os serviços de Habilitação – como a renovação ou a segunda via da CNH – é preciso pagar o Duda correspondente. O boleto deve ser retirado no Banco Bradesco e pago até a véspera do atendimento. O pagamento das taxas também é necessário para as vistorias e os serviços relacionados aos veículos. É preciso, também, estar atento à lista de documentos exigidos para a realização de cada serviço. As informações podem ser obtidas no site do Detran RJ (www.detran.rj.gov.br).
Além de poder tirar ou renovar documentos, os moradores de São Pedro da Aldeia e cidades vizinhas participaram de ações educativas do Detran RJ e tiveram acesso à Ouvidoria, ao serviço de recurso de infrações e ao Protocolo, para resolver pendências, como obter a devolução de taxas pagas, dar entrada no pedido de perícia médica ou desistir de categoria na CNH, entre outros.