Iniciativa foi lançada na manhã desta sexta-feira e beneficia 442 mulheres que trabalham no Detran-MS
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) lançou, na manhã desta sexta-feira (28), o “Detran Por Elas”, iniciativa de apoio ao movimento #TodosPorElas com ações permanentes voltadas ao bem-estar e proteção de 442 mulheres que trabalham na instituição, que corresponde a 50,7% do total de servidores.
Na oportunidade, foi assinado o Termo de Adesão à Campanha #TodosPorElas e apresentado um canal exclusivo para as servidoras, intitulado “Botão Detran Por Elas”, por onde as servidoras poderão contar com apoio psicossocial imediato, orientação e, se necessário, encaminhamento para formalização de denúncias na Corregedoria de Trânsito do Detran-MS que dispõe de estrutura com escrivã de polícia e delegada. “A intenção é oferecer, em um primeiro momento, que nossa servidora não precise ir até a Casa da Mulher Brasileira ou à delegacia. Caso haja necessidade, o atendimento prossegue, mas inicialmente, o apoio psicossocial será realizado com uma especialista na área”, explicou o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade Júnior.
A iniciativa foi elogiada pela secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva. “Ver o Detran aderindo à campanha e promovendo uma ação concreta de escuta ativa para as servidoras, com um acolhimento real, é, sem dúvida, um avanço para o estado de Mato Grosso do Sul. Gostaria de parabenizar o Detran por essa iniciativa, por essa ação, especialmente neste mês, que é o mês das mulheres, mas que, na verdade, exige trabalho durante os 365 dias do ano”, considerou.
O delegado-geral da Polícia Civil, Lupersio Degerone Lucio, destacou a importância de canais de denúncias para que medidas sejam efetivadas na luta contra a violência doméstica. “Tão importante quanto o “Todos Por Elas”, é o “Todos Contra o Agressor”. O grande responsável por tudo isso é o agressor. Precisamos denunciar constantemente, e por isso estamos criando mais acessibilidade para que essas denúncias possam ser feitas”, disse.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira destaca que a violência está presente em todos os lugares e muitas vezes faltam mecanismos práticos e imediatos para denúncias. “A violência está disseminada em toda a sociedade. Muitas vezes, não temos canais para denunciar, mas quando temos uma iniciativa como esta, dentro de nossa própria casa, estamos mostrando transparência”, afirmou.
Videira ainda acrescenta que tudo o que é bom precisa ser copiado e incentiva outras instituições a adotarem iniciativas semelhantes. “Devemos enfrentar, sem preconceito e com muita transparência, todo tipo de violência, utilizando a tecnologia mais moderna e disponível, sem nos prender a modelos antiquados. Precisamos ter consciência do nosso papel dentro das instituições, mas também como cidadãos”, concluiu.
O lançamento da iniciativa contou também com uma palestra Delegada Rosely Molina, que foi a primeira titular da Casa da Mulher Brasileira, abordando questões de acolhimento e apoio à mulher vítima de violência.
Assessoria de Comunicação Sejusp-MS
Foto: Rachid Waqued
Compartilhe