A partir desta quarta-feira (2) até a sexta-feira (dia 4), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), ao lado de outros órgãos e instituições, participa do 2º Congresso e Feira de Oportunidades para Municípios do Estado da Paraíba (Confep), no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento é promovido pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), com o objetivo de apresentar iniciativas e soluções que auxiliem as gestões municipais na resolução de desafios e na melhoria dos serviços públicos.
Nos 3 dias do evento, o estande do Detran ficará à disposição dos representantes das prefeituras, dos expositores e do público em geral, oferecendo todos os serviços referentes à habilitação e a veículos, além de consultas e esclarecimentos. Entre os serviços, destacam-se emissão do licenciamento, boletos de multas, IPVA, CRLV, captura biométrica com foto, renovação CNH, emissão do Renach e agendamento para exames de vista.
O superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, destacou que a participação do órgão no 2° Confep se dá por meio do Simpósio Paraibano de Segurança Viária e Mobilidade Humana (MOB-PB), em parceria com a Famup, Cetran, OAB-PB, Tribunal de Contas e Ministério Público do Estado, “para se inserir cada vez mais no âmbito municipal, conscientizando sobre a importância da municipalização no trânsito”.
“Estamos tirando dúvidas, orientando, dando todo o suporte a todos esses atores, aos municípios, aos novos gestores e toda a sua equipe, para que a gente possa cada vez mais entrar nos municípios com a educação para o trânsito e conscientizar para que a cultura de paz no trânsito seja cada vez mais arraigada e mudar algumas culturas, infelizmente ainda tão presentes no nosso estado, como por exemplo a não utilização de capacete, principalmente nas nossas pequenas cidades”, enfatizou Isaías Gualberto.
Para a diretora de Operações, Roberta Neiva, o Detran está presente no 2º Confep com o intuito de fazer com que os municípios participem efetivamente da transformação do trânsito na Paraíba, com a municipalização do trânsito. “O trânsito precisa estar na pauta dos prefeitos. O trânsito não é um subproduto da gestão pública. O trânsito é protagonista e ele não pode só ser lembrado quando acontece uma tragédia. É preciso que os prefeitos, que os gestores municipais saibam que o trânsito necessita de uma política pública eficaz para que não exista o enlutamento na cidade, para que não existam famílias dilaceradas pela tragédia do trânsito. Então, o Detran está aqui, nesta feira, neste lugar, para que, em parceria com o Cetran e outros órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, nós possamos nos aproximar cada vez mais dos municípios”, endossou.
Já para Ariana Nogueira, gestora de Educação para o Trânsito, é uma felicidade o Detran estar na Confep. “Estamos inovando mais uma vez, participando pela primeira vez desse evento, nessa parceria com o Cetran, a partir do Simpósio de Segurança Viária e Mobilidade Humana. Nós viajamos todo o mês de março, e estamos aqui hoje, para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido com muito zelo, que é a parceria, o diálogo, a aproximação com os municípios, gestores municipais, para falar sobre a importância da municipalização do trânsito nas cidades da Paraíba. Todos irão ganhar com isso, porque gerenciando o trânsito, garantindo uma mobilidade humana, segura, nós iremos fazer a mudança desse cenário no nosso Estado”, concluiu.
O Confep 2025 conta com a participação de 14 secretarias e órgãos estaduais e 17 ministérios do Governo Federal. A iniciativa é estratégica para a resolução de pendências estaduais e municipais, além de impulsionar a economia local e fomentar o desenvolvimento de toda a Paraíba.
Nesta segunda edição, o Confep conta com a Feira dos Municípios, um espaço voltado para a exposição das características e potencialidades das cidades paraibanas. Nos estandes, as gestões municipais poderão apresentar suas riquezas culturais, gastronômicas, turísticas e econômicas. Além disso, há um espaço dedicado a atrações musicais e artísticas.