No Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) reforça o compromisso com a acessibilidade com o atendimento exclusivo oferecido pela autarquia para as pessoas surdas.
Desde 2020, o Detran conta com servidor intérprete de Libras que auxilia o cidadão surdo durante as provas teórica e prática, além de oferecer suporte na realização de serviços de veículos e habilitação no atendimento ao público (quando solicitado), além de auxílio aos cidadãos surdos no interior do Estado, com atendimento por videochamada.
A prova teórica digital também foi convertida em Libras, em razão das dificuldades enfrentadas pelas pessoas surdas no momento da realização do exame. Com isso, o Detran busca garantir o acesso à comunidade surda na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A prova contém 30 questões e quatro alternativas, sendo que cada uma delas tem um vídeo traduzido para Libras, para facilitar o entendimento dos candidatos surdos. O candidato também tem a opção de solicitar o suporte do intérprete de Libras do Detran, Mauricio Tadeu Pacheco, na realização da prova.
“A acessibilidade e a inclusão são pilares fundamentais na atual gestão, como forma de garantir que todos os cidadãos tenham igualdade de oportunidades no acesso aos serviços do Detran, bem como oferecer um processo de formação de condutor mais acessível, com abordagens e metodologias inclusivas, diminuindo as barreiras que dificultam o acesso da comunidade surda à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação”, destacou o presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos.
Atendimento exclusivo
Para ter o atendimento exclusivo, os surdos podem entrar em contato com o Detran através do número de Whattsapp: (65) 9 9940-7809. O atendimento será feito pelo intérprete de Libras do Detran. O horário de funcionamento do canal é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para realizar serviços presenciais nas unidades do Detran, o cidadão surdo pode agendar o atendimento exclusivo através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br), pelo link CLIQUE AQUI e preencher todo o formulário. No final do campo de agendamento será ofertado os dias e horários disponíveis para atendimento.
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