O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) promoveu, entre os dias 11 e 15 de agosto, o Encontro Anual de Ciretrans, Postos e Núcleos de Atendimento da autarquia. O evento, realizado no auditório do Detran em Cuiabá, foi organizado pela Diretoria de Suporte às Regionalizadas e Desconcentradas, com apoio da Escola Pública de Trânsito.
O diretor de Habilitação e Veículos do Detran-MT, Alessandro de Andrade, destacou a importância da reunião, que contou com a presença de todas as unidades descentralizadas.
“O Detran vem dedicando esforços contínuos à integração e ao alinhamento de procedimentos com as Ciretrans, credenciados e agências municipais. Essas iniciativas têm como objetivo promover um entendimento único e uniforme entre todos os envolvidos, fortalecendo a cooperação e a eficiência das ações. Por meio dessas atividades, reafirmamos nosso compromisso com a padronização, a transparência e a construção de parcerias sólidas, assegurando que todos atuem de forma coordenada em prol de resultados consistentes e de qualidade”, afirmou.
O diretor de Suporte às Regionalizadas e Desconcentradas, Loester Siqueira, explicou que o encontro, promovido anualmente, aproxima os servidores do interior aos da sede, buscando a uniformização no atendimento em todo o estado.
“Conciliamos isso com o fornecimento de conhecimento técnico e com a oportunidade de interação, troca de ideias e experiências. Nos últimos dois anos, o evento sempre foi um sucesso, com resultados positivos”, disse.
Para a coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas, a iniciativa é uma oportunidade para socializar conhecimentos, promover o intercâmbio de experiências e padronizar procedimentos, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados à população e a segurança viária.
O chefe da 2ª Ciretran de Rondonópolis, Carlos Nazário, elogiou a organização. “Foram abordadas várias situações que enriquecem e facilitam nosso trabalho. Sanamos dúvidas para melhor atender à sociedade. Rondonópolis tem hoje uma frota superior a 226 mil veículos, e o evento trouxe informações importantes para facilitar o atendimento aos cidadãos do município e das cidades vizinhas sob nossa jurisdição”, destacou.
Juarez Laurentino da Silva, chefe da 22ª Ciretran de Tangará da Serra, avaliou positivamente o encontro. “Foi importante para interagir, tirar dúvidas e orientar os servidores. Cada chefe de Ciretran pôde vir acompanhado de até dois servidores, o que permite que o conhecimento seja disseminado por todo o interior”, afirmou.
O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, ressaltou que o evento serve para apresentar projetos em andamento, inovações e fortalecer a unificação das ações entre as Ciretrans.
“Temos 62 Ciretrans espalhadas pelo estado, mais as unidades de atendimento ligadas a elas, totalizando mais de 80 pontos de atendimento. Somando com as agências municipais, são mais de 140 postos para atender o cidadão mato-grossense. Por isso, esse encontro é tão importante para o alinhamento das informações e para sanar dúvidas dos servidores dessas unidades”, frisou.