
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) reafirma seu compromisso com a segurança viária e a inclusão ao participar, nos dias 04, 05 e 06 de novembro, do Rodeo Fest Inclusivo. O órgão levará uma ação educativa especial, voltada para o público infantil e uma nova atividade pedagógica criada exclusivamente para pessoas com deficiência.
O grande destaque da participação do Detran-MS é o desenvolvimento de um material inovador que une aprendizado e experiência sensorial, marcando um novo patamar na educação de trânsito.
A tecnóloga em Educação e Segurança para o Trânsito, Lidiana de Freitas dos Santos, explica que o novo material foi produzido a partir de uma pesquisa sobre abordagens lúdicas especiais. “Estamos criando um material sensorial para que as crianças sintam as diferentes texturas de uma maquete que descreve o trânsito. O objetivo é tornar a educação viária acessível a todos. Além do toque, vamos trabalhar a conscientização de forma lúdica com teatro e música,” explica Lidiana.
Essa abordagem não apenas ensina as regras de circulação, mas também reforça a empatia e o respeito, pilares essenciais para a construção de um trânsito mais seguro e humano.
O Rodeo Fest Inclusivo tem como proposta quebrar barreiras e tornar a experiência do rodeio acessível a todos. “O que começou como uma simples ideia de solidariedade acabou se transformando na primeira feira totalmente inclusiva do estado,” conta Rafael Azambuja, idealizador do evento.
O festival contará com atividades sensoriais, culturais, educativas, esportivas e de lazer, todas adaptadas às necessidades das pessoas com deficiência. Paralelamente, haverá serviços exclusivos para as mães, reconhecendo o seu papel fundamental, com atendimentos no Tatersal do Parque de Exposições Laucídio Coelho.
O evento conta com o apoio do Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Fiems, Sesi, Senai e diversas secretarias de estado.
Serviço:
Rodeo Fest
Dias: 04, 05 e 06 de novembro
Local: Centro de Exposição Laucídio Coelho
Foto e Texto: Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Compartilhe
