Quem passa pelo estande do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) na 54ª Expofeira, organizada pelo Governo do Estado, tem uma oportunidade única: sentar ao volante dos mesmos carros utilizados nos exames oficiais de direção veicular. O Detran-AP traz para o evento a realidade do processo de habilitação, em uma ação inédita e interativa promovida pelo Núcleo de Exame Teórico e Prático (NETP).
Em frente ao estande, dois veículos oficiais da frota de exames estão estacionados para que o público possa interagir. Não se tratam de simuladores ou carros meramente ilustrativos, mas das próprias ferramentas de avaliação.

Visitantes, em sua maioria candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou condutores já habilitados, experimentam a sensação real de estar no comando do carro que define a aprovação no exame prático. A atração principal é conhecer de perto o sistema de telemetria integrado a estes veículos.
A telemetria é a tecnologia que permite a medição e transmissão remota de dados em tempo real. No contexto do exame do Detran-AP, sensores eletrônicos instalados no carro capturam e transmitem para um tablet do avaliador uma série de informações precisas sobre a atuação do condutor, como o uso correto da embreagem, acionamento dos pedais de freio e acelerador, funcionamento de setas, luzes de emergência e faróis e uso do cinto de segurança.
Esta tecnologia elimina a subjetividade da avaliação, garantindo que o resultado seja baseado estritamente no desempenho técnico do candidato.

A gerente do Núcleo de Exame Teórico e Prático (NETP), Leyla Homobono, enfatiza o valor pedagógico e humanizado de trazer os carros reais para a 54ª Expofeira.
“Não há nada mais realista do que colocar o futuro condutor dentro do carro onde ele será realmente testado. Essa experiência imersiva é uma ferramenta poderosa para reduzir a ansiedade e familiarizar o candidato com todo o processo. Ele pode ver, tocar e entender como cada comando é monitorado, o que transforma o medo do desconhecido em confiança através do conhecimento. É uma forma transparente de mostrarmos como trabalhamos para aprovar condutores capacitados”, declara Leyla Homobono.

O candidato Eduardo Franklin, de 25 anos, fez questão de testar seus conhecimentos na baliza durante a visita ao estande.
“Foi incrível ter essa experiência antes da prova real. Sentir o carro, o espaço e os comandos me deixou muito mais seguro. Recomendo a todos que estão se preparando para o exame que venham ao estande e possam conhecer o veículo. É a melhor forma de perder o nervosismo e entender como tudo funciona na hora da prova”, relata Franklin.

Além da interação com os carros, o estande do Detran-AP na Expofeira mantém o oferecimento de serviços relacionados à CNH (Renach) e ao veículo (Renavam), além de orientações e distribuição de material educativo, reforçando o caráter educativo das ações.