O Detran em Movimento do último sábado (13) transmitiu entrevista com o agente de trânsito, Wilham Alves. O programa debateu acerca dos riscos de conduzir veículos irregularmente, além da importância de respeitar as leis de trânsito para a diminuição de sinistros.
De acordo com Alves, a falta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma das causas principais dos acidentes. Ele lembra que, além da ausência de conhecimento das normas, o condutor irregular não tem o mesmo receio das consequências de cometer infrações que um motorista habilitado teria, como a suspensão, cassação ou receber pontuação em seu prontuário.
“O maior perigo de todos é para a vida. É o risco iminente de um sinistro de trânsito e, consequentemente, um risco de morte iminente. Existem dados estatísticos que 90 % dos sinistros de trânsito são ocasionados pelo mau comportamento humano. E muitas vezes esse mau comportamento vem pela falta de conhecimento da legislação. E uma pessoa que não é habilitada subentende-se que ela não tem o conhecimento adequado da legislação, ela não sabe as normas de circulação e conduta”, refletiu.
O Detran em Movimento é apresentado pela radialista Suely Gonçalves e vai ao ar todos os sábados, às 9h30, pela Rádio Tabajara FM (frequência 105,5 Mhz). Também está disponível nas plataformas de streaming. Você pode conferir este e outros episódios, procurando por Detran em Movimento em serviços como Spotify e Deezer, ou clique no player abaixo para ouvir o programa aqui do site do Detran-PB.
Ouça agora!