O Detran em Movimento do último sábado (26) teve como entrevistadas Suelen Germano, instrutora do Sest/Senat, e Greyce Santos, coordenadora do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Em alusão ao Dia do Motorista (25 de julho) e ao Dia do Motociclista (27 de julho), a conversa abordou desde a formação adequada e contínua desses profissionais até a análise de dados estatísticos que evidenciam o impacto do comportamento deles no trânsito.
Segundo as convidadas, um dos grandes desafios no trânsito atualmente é a redução do número de sinistros e, consequentemente, a redução de mortes no trânsito. “Os desafios são tamanhos para redução dos sinistros. Um dos desafios é o aumento da frota. Só a frota de motocicleta teve um aumento de 2014 a 2024 em torno de 61%. Então assim, é um número muito grande. Também um outro dado importante, a Senatran divulgou recentemente que 53% dos proprietários de motocicletas não têm habilitação, o que também é um outro desafio”, afirmou Greyce.
Suelen lembra da importância que a educação tem na formação do condutor como um dos fatores que mais influenciam na segurança no trânsito, sendo essencial para reduzir os índices de sinistros. “A ideia não é formar condutor medroso, não é ter medo do trânsito, mas um respeito pela vida do outro e pela dele. Minimizar as consequências desse sinistro. Durante a nossa formação, buscamos evitar que o sinistro aconteça, mas por ser algo previsto, a ideia também é promover uma conscientização para os nossos alunos para que ele, através do comportamento e da sua técnica de direção defensiva, possa minimizar ao máximo as consequências desse sinistro,” destacou.
O Detran em Movimento é apresentado pela radialista Suely Gonçalves e vai ao ar todos os sábados, às 9h30, pela Rádio Tabajara FM (frequência 105,5 Mhz). Também está disponível nas plataformas de streaming. Você pode conferir este e outros episódios, procurando por Detran em Movimento em serviços como Spotify e Deezer, ou clique no player abaixo para ouvir o programa aqui do site do Detran-PB.
Ouça agora!