Evento em parceria com a Senatran, Abraciclo e diversos parceiros do trânsito acontece no estacionamento em frente à Funarte nos dias 30 e 31 de julho
Zélia Ferreira
(Brasília – 29/7/2025) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal realiza, em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e apoio de diversos parceiros do trânsito, ação educativa sobre os riscos que envolvem a circulação de motocicletas. É o Pit Stop Educativo para Motociclistas, que acontecerá nos dias 30 e 31 de julho, das 9h às 16h30, no estacionamento em frente à Funarte.
Os motociclistas abordados serão convidados a participar de algumas simulações para perceber riscos de sinistros, refletir sobre eles e descobrir formas de evitá-los. Também receberão brindes de diversos parceiros do evento.
“Estamos muito preocupados com a segurança do motociclista e empenhados em fazer com que eles tenham mais informações e tomem consciência da fragilidade que é transitar sobre duas rodas, demonstrando na prática os riscos mais comuns aos quais eles estão expostos e como podem agir para evitar sinistros e preservar a própria vida e a de outros usuários das vias, principalmente dos pedestres. Nosso foco é e sempre será a preservação da vida!”, destaca o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini.
O Detran-DF entregará brindes como cordão para pendurar a chave, adesivo educativo “Pare de dirigir teclando” e um folder com informações e dicas importantes para a segurança do motociclista. A equipe do Detran-DF ainda fará interações artísticas com mímicos e bonecos.
Principais atrações
– Simulador de colisão com óculos de realidade virtual;
– Simulador de ponto cego/
– Uso de óculos simulador de embriaguez;
– Oficina com simulador de fadiga e sonolência;
– Simulador de velocidade de equilíbrio;
– Pneu Seguro e Girotran (jogo de trânsito);
– Espaço para relaxamento com massagem;
– Distribuição de vouchers para troca de óleo (motocicletas Honda);
– Simulador para sistema de proteção de motociclistas;
– Palestras educativas; e
– Demonstrações de equipamentos e muito mais.
Parceiros
A ação conta com o apoio da Polícia Militar do DF, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar do DF, Samu, I Food e Associação Brasileira de Segurança Viária (ABSeV). No evento, cada parceiro terá um estande e fará atividades com os motociclistas, além da entrega de material educativo e brindes.