Por Agência de Notícias
Publicado 01/05/2024 às 18h00
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2902/21, que autoriza pessoas com deficiência visual a utilizarem tecnologias assistivas, como óculos biópticos com lentes telescópicas, no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os sistemas biópticos combinam os óculos normais com um pequeno sistema telescópico. Enquanto a lente dos óculos fornece à pessoa com deficiência visual a visão geral do ambiente, o telescópio a auxilia na rápida localização de detalhes. É possível fabricar o dispositivo para um ou ambos os olhos.
O texto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelece que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deverá regulamentar o uso desses equipamentos no processo de habilitação de candidatos.
O texto aprovado é o parecer do relator, deputado Neto Carletto (PP-BA), que promoveu ajustes na redação original proposta pelo autor do projeto, deputado Kim Kataguiri (União-SP).
Kataguiri ressalta que Estados Unidos, Holanda e Canadá já possuem normas que admitem o emprego dessas lentes acessórias para dirigir.
“Assim, um candidato com acuidade visual abaixo do padrão pode fazer uso das lentes biópticas para atender aos requisitos mínimos de aprovação”, argumenta o relator.
Conforme o programa Motorista Bióptico, os sistemas biópticos combinam óculos com um pequeno sistema telescópico. A parte da lente dos óculos é para fornecer visão geral, enquanto o telescópio auxilia na rápida localização de detalhes para o portador de deficiência visual. É possível fabricar o telescópio para um ou ambos os olhos.
As porções telescópicas são geralmente fabricadas em potências de 2,2X a 5,5X. Telescópios de alta potência do mesmo tipo geralmente terão menores campos de visão. Existem dois tipos básicos de telescópios, o kepleriano e o galileu. Ambos são usados em sistemas biópticos. O telescópio Kepler foi inventado por Johannes Kepler em 1611, como uma melhoria em relação ao telescópio galileu inventado por Galileu em 1609. Os telescópios keplerianos têm campos de visão mais amplos do que o mesmo telescópio galileu de potência.
Os médicos oftalmologistas ou optometristas são responsáveis após os exames por decidir qual dos tipos de telescópico adequam-se melhor para cada caso.
A proposta terá análise, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Com informações da Agência Câmara de Notícias
Receba as mais lidas da semana por e-mail
Por favor, dê os devidos créditos e faça o link para conteúdo do nosso portal que você está copiando. Obrigado!
Publicado primeiro em Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade Comissão aprova PL que permite o uso de óculos biópticos no processo para tirar habilitação.
2024 © Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade | Desenvolvido por Creative Hut.