O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está dedicando o mês de setembro, à proteção dos pequenos, como Parte das ações da Semana Nacional do Trânsito.
Em uma série de ações educativas realizadas em Centros de Educação Infantil de Campo Grande, o órgão tem trabalhado o tema segurança de crianças no trânsito — abrangendo desde transporte em veículos até o comportamento correto como pedestres ao atravessar as vias.
O tema é tratado com carinho e frequência junto a crianças, educadores e pais para garantir o bem-estar de todos. “Nós trabalhamos para deixar claro que os pais são responsáveis pelas crianças. No trânsito, a criança deve estar sempre protegida por um adulto seja como pedestre ou como passageiro. Ao mesmo tempo, nós também trabalhamos com as crianças, levando informação para sua proteção, mas a criança não pode ser responsabilizada pelos seus atos, nem muito menos por educar os pais,” explica a diretora de educação para o trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, reforçando a missão de cuidado.
Educação lúdica com “História Cantada”
Para envolver e ensinar os pequenos de forma eficaz, uma equipe da Gerência de Projetos e Campanhas está executando o projeto “História Cantada”. A apresentação conta a singela história de um parquinho construído do outro lado da floresta, e as crianças são convidadas a ensinar os filhotes dos animais a atravessarem a rua com total segurança.
De forma lúdica e com muita música, as crianças não apenas se divertem, mas aprendem, na prática, a forma correta de atravessar e os cuidados essenciais para a segurança viária.
Até o momento, o projeto já alcançou seis Centros de Educação Infantil, beneficiando diretamente 629 crianças. A agenda da equipe segue movimentada, com a previsão de atender mais cinco centros nos próximos dias, expandindo essa mensagem de segurança e carinho.
Na próxima quarta-feira (01/10), a ação do projeto História Encantada acontecerá na E.M. Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Foto: Rachid Waqued
Compartilhe