24 DE março DE 2025
Com o objetivo de facilitar o acesso à primeira habilitação para moradores de municípios onde há escassez de serviços para o processo de habilitação, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) deu início a uma nova etapa de atendimentos a candidatos com inscrições aprovadas no programa CNH Popular.
A cidade de Tejuçuoca é um exemplo, distante 144 km de Fortaleza, mostrou a relevância da iniciativa. O município não dispõe de posto do Detran, autoescolas, nem de clínicas credenciadas para exames obrigatórios. Com a realização do mutirão para atender os candidatos das edições 2023 e 2024 do programa, os beneficiários tiveram a oportunidade de iniciar o processo de habilitação no último sábado (22).
Entre os candidatos está Francisco Monteiro de Souza, de 60 anos, que trabalha na construção civil. Para ele, a habilitação representa uma mudança significativa em sua vida. “Preciso muito da CNH, porque meu trabalho exige muitos deslocamentos e, depender apenas do transporte público, torna tudo mais difícil”, disse.
Francisco destaca os desafios enfrentados diariamente. Para ele, a CNH vai representar não apenas mais agilidade, mas também um aumento de renda. “Ter minha habilitação vai me ajudar muito. Só tenho a agradecer ao governo por essa oportunidade”, concluiu.
Outra contemplada pelo programa é Jéssica Alves, de 20 anos, professora da educação infantil. Para ela, obter a CNH significa mais independência e segurança no deslocamento entre municípios. “Minha expectativa é poder me locomover de um município para outro sem precisar me preocupar com ônibus. Moro em Tejuçuoca e trabalho em Itapajé, e a CNH me dará mais liberdade”, destacou.
Jéssica já enfrentou dificuldades profissionais devido à falta da habilitação. “Perdi a oportunidade de fazer concurso público para agente de endemias, porque exigia CNH e eu não tinha”, relatou. Agora, com a chance de obter o documento, ela espera ampliar suas possibilidades no mercado de trabalho.
Nos dias 22 e 23 de março, cerca de 800 candidatos foram beneficiados nos municípios de Aiuaba, Arneiroz, General Sampaio, Jati, Paramoti, Penaforte, Porteiras, Quiterianópolis e Tejuçuoca. Os atendimentos seguem nos dias 29 e 30 de março nas cidades de Santana do Acaraú, Chaval, Barroquinha, Croatá e Carnaubal.
MUTIRÕES DA CNH POPULAR
Durante os mutirões, os candidatos têm acesso a serviços como captura de fotos e biometria, além da realização de exames psicotécnicos e médicos. Para garantir agilidade no atendimento, as autoescolas foram mobilizadas para viabilizar o agendamento das aulas.
O programa CNH Popular tem sido um importante instrumento de inclusão social, permitindo que trabalhadores e cidadãos de baixa renda obtenham a carteira de motorista gratuitamente. Além de ampliar as oportunidades de emprego e renda, a iniciativa fortalece a mobilidade e a segurança no trânsito nas regiões contempladas, contribuindo para um deslocamento mais acessível e eficiente para a população.