O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás é um dos destaques do 39º Prêmio Colunistas Brasília, competição nacional do mercado publicitário. A autarquia, por meio da agência Mene e Portella, receberá no final de maio três prêmios na categoria produtos e serviços públicos e segue como finalista na categoria mídia integrada, que analisa o conjunto de peças e ações de uma campanha.
O filme “Quem vai pagar essa conta” conquistou o prêmio Prata na categoria produtos e serviços públicos. A peça veiculada no ano passado reproduz uma experiência social em um bar, onde os clientes, ao pedirem a conta, receberam uma provocação sobre ‘pagar a conta com a própria vida’ caso se arriscassem bebendo e dirigindo. As reações foram registradas em um vídeo de 60 segundos que buscou promover a reflexão e incentivar o uso do transporte alternativo.
Sucesso de repercussão em todo o país, a campanha do Carnaval 2024 ganhou Bronze em mídia exterior na categoria produtos e serviços comunitários. A Mene e Portella realizou uma intervenção urbana em Goiânia, colocando veículos capotados com a mensagem “Não deixe seu carnaval virar tragédia”, inspirada na marchinha “Vira Virou”. O spot – peça publicitária para rádio – da campanha também foi contemplada com o prêmio Bronze na categoria Datas Promocionais.
Segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a autarquia tem optado pela promoção de campanhas provocativas com o objetivo de estimular o questionamento sobre o papel que cada condutor tem nas mudanças desejadas no trânsito. “Faço questão de participar de cada detalhe da elaboração das campanhas”, esclarece Delegado Waldir.
A campanha de Carnaval de 2024 do Detran-GO, realizada pela Mene e Portella, ainda é finalista na premiação Mídias Integradas. A campanha estimulou a reflexão sobre como um acidente pode interromper a alegria da festa com o alerta: Não deixe seu carnaval virar tragédia.