Fotos: Tiago Ranieri / Ascom Detran
Texto de João Victor Barroso / Ascom Detran
Para conscientizar foliões sobre os cuidados no trânsito durante as festas carnavalescas, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) colocou nas ruas o bloco “No trânsito seja NOTA 10!”, nas prévias de Maceió. Com diversas ações educativas, o órgão alertou a população durante todo o último final de semana, no Jaraguá Folia (21), Pinto da Madrugada (22) e no Banho de Mar à Fantasia (23).
A campanha educativa reforça os comportamentos “Nota Zero” mais comuns no trânsito e as respectivas condutas corretas e seguras, que merecem “Nota Dez”. As “escolas de samba” que estão fazendo parte do bloquinho do Detran Alagoas são: Unidos do Zigue-Zague: Nota Zero! = Se beber, passe a chave!; Bloco Cabeça Dura: Nota Zero! = Use sempre o capacete!; Acadêmicos do Pé Embaixo: Nota Zero! = Respeite os limites de velocidade!; e Mocidade do Alô Alô: Nota Zero! = Não use o celular enquanto dirige!.
Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, explica que a intenção dessa brincadeira com as agremiações é alertar sobre a mistura perigosa de álcool e direção e também chamar a atenção para outros comportamentos perigosos, como o uso de celular ao conduzir, a falta do capacete e o excesso de velocidade. “Estamos fazendo todas as ações de forma lúdica, para conseguir interagir melhor com os foliões, que nesse período estão mais focados em se divertir, mas sempre transmitindo a seriedade da mensagem sobre as atitudes corretas que devem ser tomadas por pedestres, condutores, ciclistas e motociclistas. Nossa meta é fixar o alerta na cabeça da população e, assim, mudar a realidade atual e garantir um trânsito mais seguro para todos, reduzindo sinistros graves e óbitos nas vias e rodovias durante o período carnavalesco”, afirmou.
Foliões aprovaram e aprenderam – A gaúcha de Porto Alegre (RS) Roxane Miranda, 63 anos, mora em Maceió desde o ano passado e participou do bloco Pinto da Madrugada pela segunda vez. A aposentada parabenizou a ação e disse que saiu da tenda do Detran sabendo mais sobre as normas de trânsito. “Quando girei a roleta e me fizeram a seguinte pergunta: ‘Na faixa de pedestres, o ciclista deve atravessar pedalando ou empurrando a bicicleta?’, eu levei um susto, porque eu não sabia que deveria descer da bicicleta. Mesmo sendo ciclista, eu não sabia disso! Agora, vou fazer da forma correta. Saio daqui com uma baita de uma lição que pode salvar uma vida”, disse a foliã.
Quem saiu do interior de Alagoas para acompanhar as prévias carnavalescas na capital foi Elton de Oliveira, 42 anos. O folião destacou a importância de o Detran estar presente nas festividades, principalmente com ações da Operação Lei Seca. “A presença dos agentes é extremamente necessária e importante, porque consegue conscientizar os foliões. Caso venham curtir o Carnaval e forem beber, é preciso deixar o carro em casa, pegar um transporte por aplicativo ou é só passar a chave para um amigo, porque a segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Você vai estar salvando a própria vida e a vida de outras pessoas também”, afirmou Elton.
Operação Lei Seca – Durante as prévias carnavalescas do Pinto da Madrugada, os agentes da Operação Lei Seca também participaram com ações educativas, reforçando a importância de não dirigir caso se consuma bebida alcoólica.