No último fim de semana (dias 5 e 6 de abril), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) participou do programa MS em Ação, na Aldeia Porto Lindo, localizada em Japorã.
O órgão realizou 242 atendimentos, entre adultos e crianças, com serviços de informações, renovação de CNH, emissão de guias, recursos de multa, licenciamento e IPVA, entre outros.
Além dos serviços envolvendo CNH e veículos, os técnicos do Detran-MS realizaram uma ação de sensibilização voltada para condutores, utilizando óculos de simulação de embriaguez. Nesta atividade, o participante pode perceber a falta de reflexo e a distorção dos sentidos quando o motorista dirige embriagado.
Mais de 160 atendimentos foram prestados a crianças, que participaram das ações lúdicas, como o Teatro de Fantoches e a Amarelinha de Trânsito. Para a Diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, que participou da ação, a iniciativa facilita o acesso aos serviços do órgão. “Estar nessa comunidade indígena contribui para a inclusão social e para a melhoria da qualidade de vida dos povos originários”, afirmou a diretora Andrea Moringo.
A ação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) e da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), atendeu indígenas das etnias Guarani e Ñandeva-Guarani, com serviços de emissão de documentos como RG, CPF, certidão de nascimento, título de eleitor, carteira de trabalho, além de casamentos, divórcios, atendimentos médicos e odontológicos, serviços jurídicos e muito mais.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: Matheus Carvalho – SEC
Compartilhe