Um único clique no site errado custou R$ 237,64 para uma motorista de Campo Grande. O caso dela mostra como golpistas se aproveitam justamente do período de vencimento do licenciamento para enganar quem está com pressa.
Ontem (30) terminou o prazo para veículos com placas finais 3 e 9. Hoje (1º) é a vez das placas final 0. É nessas datas estratégicas que criminosos patrocinam sites clones do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), capturando motoristas distraídos.

Foi o que aconteceu com Edna L.C. que procurou a sede do Detran-MS nesta quarta-feira (1º). Na véspera, por volta das 18h, ela pesquisou no Google as palavras “Detran MS licenciamento” e entrou em um site que parecia oficial, com a diferença que não precisava fazer login para emitir a guia. Ao gerar a guia e pagar via Pix, acreditou que estava em dia com o órgão. Mas, na verdade, havia acabado de cair em um golpe.
O valor pago era quase idêntico ao do licenciamento real (R$ 238,36), o que aumentou a sensação de confiança. “Apareceram até três multas gravíssimas, o que achei estranho. Mesmo assim, emiti apenas a guia do licenciamento e paguei. Só depois percebi que o recebedor não era o Detran-MS, mas ‘Atendimento Digital e Guia Seg Ltda’”, contou Edna.
Ao tentar emitir o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento Eletrônico), ela percebeu que o documento ainda constava como pendente. A partir daí, ficou claro que tinha sido vítima de golpe.
A Diretoria de Tecnologia da Informação (Dirti) do Detran-MS analisou o caso para tentar derrubar o site falso e coletar informações. Edna também foi orientada a registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil (PCMS).
Atenção redobrada
O Detran-MS lamenta situações como essa e reforça a importância de sempre conferir o endereço antes de emitir guias.
Segundo o diretor de Tecnologia da Informação do órgão, Robson Lui, há um detalhe que faz toda a diferença: “O site oficial do Detran é www.meudetran.ms.gov.br . Assim como o Detran, todos os portais do Governo de Mato Grosso do Sul terminam em ms.gov.br. Qualquer domínio diferente disso deve ser considerado suspeito”.
Outro ponto essencial é conferir o recebedor: “Antes de digitar a senha, verifique quem vai receber. As guias do Detran sempre terão como recebedor: Detran MS”, destaca Lui.
Por segurança, tanto o Portal de Serviços Meu Detran quanto o aplicativo Meu Detran MS exigem login com CPF e senha para consultas e pagamentos.
Além disso, o cidadão pode contar com a Glória, assistente virtual oficial do Detran-MS pelo WhatsApp. O número é (67) 3368-0500, com selo de verificação da Meta. Pelo canal é possível consultar débitos, emitir guias e obter informações de forma prática e segura.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Robson Dantas e Mireli Obando
Compartilhe