– Foto: Felix Carneiro/Governo do Tocantins
file_download
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), segue avançando na implementação do Programa CNH Cidadã. Após a publicação do Decreto nº 6.998/2025, que regulamenta a Lei Estadual nº 4.764/2025 que estabeleceu a criação do programa, e da Instrução Normativa, que estabelece o funcionamento do programa, o órgão publicou nesta terça-feira, 2 de setembro, no Diário Oficial do Estado (DOE), dois editais de chamamento público voltados ao credenciamento da rede de prestadores de serviço.
O Edital nº 21/2025 abre o credenciamento de Centros de Formação de Condutores (CFCs) já credenciados e ativos no Detran/TO. Os CFCs selecionados serão responsáveis por todas as etapas da formação de condutores previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), incluindo curso teórico-técnico (45h/aula), curso prático de direção veicular (20h/aula) e demais etapas até a conclusão do processo.
As empresas interessadas deverão apresentar requerimento eletrônico, via portal de serviços do Detran/TO, acompanhando documentação jurídica, fiscal, técnica e econômico-financeira. A contratação terá vigência de 24 meses, podendo ser prorrogada.
Já o Edital nº 20/2025 segundo edital destina-se ao credenciamento de clínicas médicas e psicológicas habilitadas a realizar os exames de aptidão física e mental e avaliações psicológicas, exigidos no processo de habilitação. O edital estabelece que apenas clínicas já credenciadas e ativas no Detran/TO poderão participar.
Entre os requisitos, estão a comprovação de infraestrutura física adequada, corpo técnico especializado e regularidade junto aos Conselhos Regionais de Medicina e Psicologia. Assim como no edital dos CFCs, a contratação terá prazo de 24 meses, prorrogável.Os editais estão disponíveis na página do Detran/TO, na aba “Editais”. As empresas interessadas em participar dos credenciamentos devem realizar a inscrição exclusivamente pelo portal de serviços do Governo do Tocantins, nos links disponibilizados para cada edital: credenciamento de clínicas médicas e psicológicas e credenciamento de Centros de Formação de Condutores – CFCs.
Avanço operacional
Com os credenciamentos, o Detran/TO garante que toda a rede de atendimento esteja pronta para receber os beneficiários do programa, que terão gratuidade em todas as etapas do processo de habilitação — incluindo exames, aulas e taxas.
O presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, reforça que os editais representam uma etapa essencial. “Estamos credenciando a rede que vai atender os beneficiários e assegurando que os serviços sejam prestados com qualidade, transparência e acessibilidade. Isso garante que o programa seja executado de forma organizada e chegue a quem realmente precisa”, destacou.
O governador Wanderlei Barbosa ressaltou que a iniciativa alia cidadania e inclusão social. “A CNH gratuita representa muito mais que o direito de dirigir. É uma ferramenta de transformação social, que pode abrir portas para o emprego, o empreendedorismo e mais dignidade para os tocantinenses.”
O Detran/TO orienta que os interessados acompanhem exclusivamente os canais oficiais do órgão para obter informações corretas sobre credenciamento e, em breve, sobre as inscrições de beneficiários.