Cláudio Castro e Vinicius Farah visitaram juntos as novas unidades em São João de Meriti e Nilópolis
O governador Cláudio Castro e o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, inauguraram nesta quinta-feira (21/8) dois postos de identificação civil para recém-nascidos em maternidades públicas da Baixada Fluminense. A primeira unidade fica no Hospital Maternidade de São João de Meriti, também inaugurado hoje. A segunda, no Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, em Nilópolis. Com essas duas, já são 19 unidades de identificação do Detran RJ nas grandes maternidades públicas do Estado do Rio.
De acordo com Vinicius Farah, o objetivo é promover cidadania, combater o sub-registro civil da população brasileira e garantir o acesso das famílias aos serviços públicos e aos benefícios sociais. Os pais das crianças também podem tirar ou renovar seus documentos. Os dois municípios estavam comemorando o 78º aniversário de emancipação.
“A abertura desses postos mostra o compromisso do Governo Cláudio Castro e do Detran de levar cidadania e respeito. É um programa que tem permitido aproximar o Detran da família, da necessidade dos cidadãos. Em Meriti, foi a décima oitava e em Nilópolis a décima nona unidade aberta pelo Detran para tirar a primeira identidade dos recém-nascidos. É uma conquista histórica das mães, porque seus filhos já saem da maternidade com a carteira de identidade. O projeto demonstra o nosso amor e respeito com a família, com a mãe e com o futuro cidadão que é o recém-nascido”, disse Farah.
Em Nilópolis, Cláudio Castro e Farah entregaram carteiras de identidade às mães de primeiros dois nenéns registrados na maternidade. Larissa do Carmo e Isabela Araújo, mães dos bebês Davi e Ravi, estavam emocionadas com os cuidados que seus filhos receberam.
“Estou muito feliz porque fui muito bem tratada no parto, pela equipe médica, e já estou saindo com os documentos do meu filho. Não poderia ser melhor. Vai me poupar muito trabalho, por isso minha alegria”, disse Larissa. A avó de Ravi, Gisele, abraçou o governador Cláudio Castro para agradecer pelo bom acolhimento à filha.
“São carinhos como esses que renovam a alma e fazem todo o nosso trabalho valer à pena”, disse Cláudio Castro. “Ela falou: ‘Obrigada, fomos muito bem tratadas’. E não falou para agradar a alguém, falou porque o coração está cheio de gratidão, de felicidade. Isso faz valer à pena”, completou o governador.
A pequena Mirella Domingos de Avillez Corrêa, que nasceu na quarta-feira (20/8) com 3,250 kg e 50cm, foi registrada hoje no novo posto da maternidade de Nilópolis. Como a mãe, Thaylane, ainda se recupera da cesariana, foi o pai da bebê, o manobrista Yan de Avillez Corrêa, de 31 anos, que a levou ao posto para fazer a biometria e tirar a fotografia para o documento.
“Facilitou muito a vida dos pais. Antes, a gente tinha de ir ao cartório, depois tirar o CPF e depois levar a criança para tirar a identidade. Era muito trabalho. Agora, minha filha já vai sair da maternidade com certidão, identidade e CPF. É muito bom poder fazer tudo junto”, disse Yan, feliz.