“Estamos na estrada para atender os cidadãos fluminenses com agilidade e eficiência”, diz o presidente Vinicius Farah
O Detran RJ está fazendo uma ação especial para fornecer a Carteira de Identidade Nacional (CIN) aos pescadores do Estado do Rio que precisam do documento para receber o seguro defeso, um benefício pago aos profissionais no período em que eles ficam proibidos de exercer a atividade pesqueira, para não prejudicar a reprodução dos peixes.
Desde a segunda quinzena de julho, já foram atendidos pelo Detran RJ mais de 1.600 profissionais das seguintes localidades: Lagoa de Araruama, Iguaba, Sepetiba, São Pedro da Aldeia, Ilha da Madeira (Itaguaí), Macaé, Ilha de Jaguanum (Mangaratiba), Praia dos Anjos (Arraial do Cabo), Coroa Grande (Itaguaí), Italva, Itaperuna, São Fidélis e São João da Barra. Nesta última, a ação foi na segunda-feira (18/8).
Este ano, para conceder o seguro defeso, o INSS está exigindo dos pescadores a apresentação da CIN, novo documento de identidade que tem o CPF como único número de identificação. A lei federal que criou a nova carteira dá aos brasileiros prazo até 2032 para substituírem o tradicional RG. Mas, no caso dos pescadores, o seguro defeso só está sendo liberado para quem já atualizou a documentação.
“O Detran RJ está sempre atento para atender os cidadãos fluminenses com agilidade e eficiência. Os pescadores precisam da nova carteira de identidade para o dia a dia profissional. É uma categoria importante para a geração de emprego e renda nos municípios. Estamos na estrada, cumprindo a determinação do governador Cláudio Castro de aproximar o Detran da sociedade fluminense”, disse o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah.
Os pescadores estão sendo atendidos nas próprias colônias onde trabalham ou em locais designados pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca. Todas as colônias de pescadores que solicitarem a ação social do Detran RJ serão atendidas. A Diretoria de Identificação Civil do departamento realiza ações sociais regularmente em todas as regiões do Estado do Rio.