Durante dois dias, gerentes de diversas agências do Detran-MS participaram da segunda edição da Capacitação Técnica, com foco nas áreas de Veículos, Habilitação e Penalidades. O encontro promoveu não apenas o aprimoramento técnico, mas também o fortalecimento da rede de diálogo entre os servidores de diferentes regiões do Estado.

Entre os participantes, o sentimento foi de valorização e aprendizado. Climério de Souza Vaz, gerente da Agência de Sidrolândia, ressaltou a importância do contato direto com colegas e o aprendizado coletivo. “Fui mandando as dúvidas da minha equipe e, em tempo real, já trazia as respostas para eles”, contou.
Eliana Gonçalves, da Agência de Aquidauana, reforçou que o trabalho no Detran exige atualização constante. “Enquanto falamos, a legislação já está mudando. Esses encontros nos mantêm atualizados e o contato pessoal com quem falamos diariamente por telefone faz toda a diferença”.

Estefany, servidora de Maracaju, sugeriu a criação de um manual de procedimentos sempre que houverem novas mudanças. “A gente do interior tem dificuldade de acompanhar tudo. Às vezes o cliente está nervoso, cobrando, e se tivéssemos essa ferramenta seria muito positivo para todos”, recomendou.
Durante o evento, o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, destacou a qualidade do atendimento prestado pelo órgão. Segundo ele, o Detran tem oferecido respostas ágeis e soluções eficazes que se diferenciam entre os serviços públicos. “Não existe esse atendimento que fazemos em outros órgãos. É rapidez e solução quando possível”, afirmou.
Rudel também mencionou a recente mudança na forma de envio das guias de licenciamento, que antes eram emitidas e encaminhadas pelos Correios ao endereço do condutor. Segundo ele, o modelo tradicional gerava um alto custo e não estava alinhado com o pilar estratégico de “Governo Verde” do Governo do Estado.
“Enviamos 60 mil guias, mas apenas 6 mil eram pagas. Hoje, 60% das guias são quitadas pelo Portal de Serviços. Isso nos mostra que o cidadão está em outro ritmo. O mundo está mudando e nós também precisamos acompanhar essas transformações”, refletiu.
Ele reforçou ainda a importância da contribuição dos servidores para a modernização do Detran. “Vocês podem nos ajudar a melhorar a experiência do cidadão. O melhor desenvolvedor é aquele que está na ponta”, declarou, ao citar o exemplo de uma servidora de Três Lagoas que identificou um gargalo no processo de CNH e propôs uma mudança que foi incorporada ao sistema.
Uma das idealizadoras da Capacitação Técnica de Gerentes, a diretora de Veículos, Priscila Rezende, destacou a importância da constante atualização diante das frequentes mudanças na legislação que impactam diretamente o setor. Ela reforçou que a capacitação foi planejada para fortalecer o diálogo entre as equipes e estimular a melhoria contínua dos processos.
“Esse espaço é para troca de experiências e crescimento coletivo. Aproveitem para perguntar, compartilhar vivências e esclarecer dúvidas, nenhuma pergunta é boba quando o objetivo é melhorar o atendimento ao cidadão”, afirmou.
Representando a Diretoria de Habilitação, Luiz Fernando Ferreira dos Santos, seguiu a mesma linha, e comentou sobre as pautas referentes a mudanças nos processos de CNH que vêm sendo discutidas nacionalmente.
“É fundamental que estejamos preparados e atentos, porque essas atualizações impactam diretamente o nosso trabalho na ponta. Essa capacitação é uma oportunidade para alinhar informações, trocar experiências e garantir que o Detran-MS continue sendo referência em qualidade e agilidade no atendimento ao cidadão”.
Estiveram presentes servidores das agências de Rio Negro, Maracaju, Chapadão do Sul, Sidrolândia, Aquidauana e Campo Grande.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued
Compartilhe