O Detran RJ encerrou, nesta sexta-feira (1/8), as atividades da 1ª Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas com uma grande ação educativa na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Promovido em parceria com diversos órgãos ligados à segurança viária, o evento foi destinado exclusivamente para motociclistas e teve como foco a conscientização sobre práticas seguras no trânsito. A iniciativa reforça o compromisso do Detran RJ com a preservação de vidas e a construção de um trânsito mais seguro, humano e solidário.
Além da distribuição de antenas corta-pipas e brindes, o Detran RJ disponibilizou a dinâmica que simula os efeitos de álcool, drogas e privação do sono. Com óculos especiais, os participantes fizeram um circuito a pé, desviando de cones, e tiveram a noção de dirigir sob efeito de substâncias que alteram os reflexos e o comportamento do condutor. O Rio Ônibus levou um coletivo para mostrar onde ficam os pontos cegos.
Segundo o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, as parcerias são fundamentais para ampliar o alcance dessas mensagens e promover a adoção de atitudes responsáveis no trânsito, reduzindo acidentes e mortes.
“Com o crescimento da frota de motos e, consequentemente, o aumento de acidentes envolvendo motociclistas, intensificamos as ações voltadas para essa categoria. Nossa Coordenadoria de Educação realiza ações rotineiras com objetivo de estimular uma cultura de respeito mútuo e colaboração no trânsito. As parcerias são fundamentais para ampliar ao alcance dessas mensagens e promover a adoção de atitudes responsáveis no trânsito”, ressalta o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah.
Destaque do evento, o Corpo de Bombeiros simulou um acidente de trânsito entre um carro e uma motocicleta, com atendimento emergencial à vítima A atuação dos militares permitiu ao público entender de forma concreta a gravidade de um acidente e os protocolos utilizados para salvar vidas.
“Hoje é um dia muito importante. Nosso objetivo é demonstrar, na prática, os procedimentos de resgate e atendimento às vítimas em ocorrências reais, destacando os perigos causados por escolhas imprudentes no trânsito. Os dados são alarmantes. Já foram mais de 31 mil ocorrências envolvendo motos, só este ano. É fundamental usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), os capacetes, as jaquetas, as luvas, as antenas. É muito importante respeitar as normas de trânsito” – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.
A ação contou com a presença do Corpo de Bombeiros, CET-Rio, Rio Ônibus, Operação Lei Seca, Secretaria Municipal de Saúde, Observatório Nacional de Segurança Viária, Cedae e Honda.