O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), por meio da Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito, realizou entre os dias 21 e 26 de julho, uma série de atividades educativas em alusão à Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas.
A iniciativa está em conformidade com a Lei nº 15.000/2024 que institui oficialmente a semana de mobilização nacional com foco na redução de sinistros envolvendo motocicletas, na preservação da vida e no fortalecimento da cultura de paz no trânsito.
Ao todo, 807 pessoas foram diretamente impactadas por meio de ações como: abordagens educativas, palestras, orientações a motoristas profissionais da empresa Pantanal Transporte, blitz educativa na rodovia MT-251 (acesso à Chapada dos Guimarães) e uma mobilização especial na Arena Pantanal com o projeto “Moto Educação”, voltado à conscientização dos motociclistas sobre comportamentos seguros.
A abordagem educativa contemplou temas fundamentais como: percepção de risco e direção defensiva, convivência segura entre os diferentes modais, influência de substâncias psicoativas na condução de veículos, escolhas conscientes, uso adequado dos equipamentos de proteção e valorização dos condutores profissionais e motociclistas como agentes ativos na segurança viária.
De acordo com a coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida, o objetivo central foi sensibilizar os motociclistas para a adoção de atitudes seguras, responsáveis e empáticas no trânsito, promovendo uma mudança de cultura voltada para a preservação da vida.
Antônio Carlos Arruda Barros, motorista profissional e também motociclista, foi um dos participantes das ações e destacou a importância da iniciativa.
“Recebi orientações sobre as normas de trânsito para relembrar das condutas seguras ao volante, nas estradas e nas vias, e também para ter a consciência de que a vida vem em primeiro lugar”, afirmou.
A diretora de Fiscalização e Educação para o Trânsito do Detran-MT, Adriana Carnevale, ressaltou que as atividades também celebraram o Dia do Motorista (25 de julho), reforçando a valorização do condutor profissional e alinhando-se aos objetivos do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Para o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, iniciativas como essa evidenciam o papel transformador da educação para o trânsito como ferramenta de prevenção e conscientização social.
Outras ações alusivas à Semana Nacional do Motociclista ainda serão realizadas em municípios do interior do Estado, ampliando o alcance da campanha educativa.