Como parte das ações do Maio Amarelo, o Detran RJ realizou, nesta sexta-feira (16/5), mais uma atividade educativa, desta vez voltada para os caminhoneiros. A iniciativa ocorreu no posto de pesagem de caminhões da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Tanguá.
Agentes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran RJ convidaram os caminhoneiros para participar da dinâmica, que simula o uso de álcool e drogas ao volante. Com óculos especiais, os motoristas tiveram a noção de dirigir sob efeito de substâncias que alteram os reflexos e o comportamento do condutor.
O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, ressaltou que os condutores de veículos maiores precisam ter cuidado redobrado nas estradas.
“Os caminhoneiros geralmente transportam cargas muito pesadas, o que potencializa o risco de um acidente. Por isso, é mais do que necessário conscientizá-los sobre a importância de dirigir de forma defensiva, com atenção redobrada e sem usar qualquer substância que altere seus reflexos”, disse Farah.
Também participaram da ação a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Operação Lei Seca e a Arteris Fluminense.
Criado pela ONU, em 2011, o Maio Amarelo é um movimento mundial de conscientização sobre a segurança no trânsito, que ocorre no mês de maio, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes nas vias.