Café Detran por Elas dá voz às mulheres com informação e encorajamento
“O mundo precisa de mais pessoas que tenham empatia pelo próximo, que se sensibilizem com a dor do outro”, dizia um dos mais de 20 bilhetes depositados na caixinha do acolhimento ao final do Café Detran por Elas, realizado nesta quarta-feira (16), com servidores da Guatós, empresa responsável pelos serviços gerais na sede do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).
A ação reuniu cerca de 50 servidores, entre homens e mulheres, em um bate-papo leve e acolhedor sobre violência, empatia e canais de denúncia. Madrinha da iniciativa no Detran, a Delegada de Polícia Rosely Molina explicou o propósito do Detran por Elas, programa criado pela união entre a presidência do órgão, o setor psicossocial e a Corregedoria de Trânsito, com o objetivo de levar informação e divulgar o canal interno de denúncias.
“O assédio pode se apresentar de várias formas. E essas violências que mencionei não ocorrem apenas entre marido e mulher, podem acontecer entre irmãos, pais e filhos, chefes e subordinados. Esse tipo de coisa pode ocorrer em qualquer lugar, inclusive no ambiente de trabalho. Por isso é importante saber que aqui no Detran existe um canal de denúncia, onde podemos acolher e buscar soluções”, ressaltou a delegada.
Durante sua fala, Dra. Molina também abordou os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha (Lei 11.340), destacou que mais de 50% da população sul-mato-grossense é formada por mulheres e reforçou a importância da escuta e acolhimento dentro da instituição. “O primeiro passo pode ser acionar o botão Detran por Elas ou procurar o setor psicossocial”, orientou.
Entre os participantes, a espontaneidade e alegria de Dona Francisca se destacaram. Ela cantou, sorriu e elogiou a ação. “A palestra foi ótima. Aprendemos sobre o comportamento das mulheres e também dos homens. Principalmente sobre o assédio — ninguém precisa assediar ninguém. Quando a gente gosta, tem que ser de verdade, né?”, disse.
A servidora Adriana de Souza Ramos também compartilhou o impacto da experiência. “Olha essa palestra, eu vi muitas coisas que eu não sabia, e aprendi. Agora eu sei o que é a Lei Maria da Penha. Foi tudo maravilhoso, estou agradecida a todos. Vou repassar para família e amigos o que foi dito aqui”, afirmou.
Para o Supervisor Operacional da Guatós, Nilson Henriques, a iniciativa foi um sucesso. “Olha, com certeza minha avaliação é nota dez, até porque eu também trabalho com a equipe, e a maior parte é feminina. Vemos isso com bons olhos, todo esse conhecimento da Doutora Molina que ela passou para os nossos funcionários, isso é muito importante”, comentou.
A ação contou ainda com a presença de uma representante da BPW Campo Grande (Business and Professional Women), movimento internacional que atua pelo empoderamento feminino e a participação das mulheres na sociedade. “Fazemos parte da Comissão de Direito da Mulher e estamos aqui para acolher e apoiar mulheres que enfrentam qualquer tipo de violência. Em nome da BPW e da Dra. Rosely Molina, estamos à disposição de todos vocês”, declarou Rose.
O evento é um desdobramento do compromisso firmado pelo Diretor-Presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, na presença do Secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, durante o Mês da Mulher. A meta é promover ações contínuas de conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher.
A realização é do Detran-MS, por meio da Diretoria de Administração, Gerência de Gestão de Pessoas, Setor Psicossocial, Assessoria de Comunicação e Corregedoria de Trânsito.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued
Compartilhe