Nesta segunda-feira (8), o CEI Detran-MS teve a alegria de receber a visita das crianças da EMEI Ivone Araujo Barros Abes, de Ribas do Rio Pardo. O encontro foi repleto de emoção e alegria, e marcado pelos sorrisos das crianças ao descerem do ônibus, contagiando as demais com a empolgação.
A acolhida foi feita com uma roda de apresentação, promovendo o primeiro contato entre as crianças dos dois centros de educação infantil. Logo em seguida, a professora Renata Yamanaka Nunes, da turma 4, conduziu uma contação de histórias, que prendeu a atenção dos pequenos e promoveu interação, curiosidade e a quebra do gelo entre os grupos.
A programação incluiu ainda, a apresentação do espaço do CEI Detran e uma visita especial à sala multiuso, onde foram destacados livros relevantes da literatura infantil, reforçando a importância da leitura desde a primeira infância.
A visita faz parte do projeto “Viajando no Mundo da Leitura”, desenvolvido pela EMEI Ivone Araujo Barros Abes, que tem como objetivo incentivar o gosto pelos livros e ampliar o universo literário das crianças por meio de experiências significativas.
Momentos como este reforçam a importância do intercâmbio entre instituições e da leitura como ferramenta de aproximação, aprendizado e encantamento, avalia a Diretora Pedagógica do CEI Detran, Ordália Almeida.
“A visita das crianças, coordenação, professoras e assistentes de Educação Infantil da EMEI Ivone Abes, de Ribas do Rio Pardo, foi motivo de muita alegria para nós. Situações de experiências como estas possibilitam a interação das crianças com os seus pares e outros adultos que não fazem parte do seu cotidiano. Como afirma Vygotsky (1986-1934) “Nós nos tornamos nós mesmos na relação com o outro”. Esta citação do autor nos dá a dimensão da importância de criarmos as circunstâncias de trocas entre as crianças”, destaca.
Para Marlene Lopes Tolfo, coordenadora pedagógica da EMEI Ivone Araújo Barros Abes, a iniciativa será muito positiva para todos. “Nós estamos trabalhando um projeto da escola que é Viajando no Mundo da Leitura, e aí conversamos com a Ordália, e resolvemos trazer as crianças para conhecer o CEI e a biblioteca. Eles estavam bastante ansiosos e vieram todos animados. Acredito que vamos sair daqui com uma bagagem maravilhosa. É bom trocar experiências”, destaca.
Além da coordenadora, a equipe pedagógica que acompanhou as 11 crianças na faixa etária de 3 aninhos, contou com um grupo grande de professoras e auxiliares. A aventura com destino a Capital, começou às 7h30 da manhã, e após a visita ao CEI Detran, a próxima parada seria o Parque das Nações Indígenas para um piquenique com leitura.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued
Compartilhe