O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) promoveu, nesta terça-feira (28), uma capacitação para as equipes do órgão responsáveis pelo recolhimento de animais nas rodovias estaduais (CEs). O treinamento foi realizado no Município de Santa Quitéria, onde também fica localizada a fazenda do órgão estadual de trânsito, que abriga os animais resgatados.
Na ocasião, os colaboradores do Detran-CE tiveram a oportunidade de adquirir mais conhecimentos através de palestras sobre segurança viária, noções sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e outros temas relacionados à educação de trânsito, além de um treinamento específico sobre os procedimentos corretos para a operação de recolhimento dos animais.
“Estes animais, quando abandonados, são muito vulneráveis e representam um grande risco nas rodovias estaduais. Neste sentido, o Estado do Ceará, através do Detran, se destaca por ser pioneiro neste trabalho, que é tão importante para preservar vidas nas CEs, tanto dos condutores, quanto dos próprios animais”, destaca o superintendente do Detran-CE, Michel Mourão, que esteve presente em Santa Quitéria e acompanhou parte dos trabalhos realizados nesta terça.
COMO FUNCIONA
O trabalho de recolhimento de animais abandonados às margens das CEs é efetuado por equipes especializadas do Detran-CE, que percorrem até 450 km por dia, em caminhões apropriados para o transporte das espécies. Todos eles contam com equipamentos necessários para a execução do procedimento em total segurança. Após retirados das vias, os animais são encaminhados a pontos de apoio, em currais localizados nas regionais do Detran-CE.
Caso a retirada dos animais não aconteça no prazo de sete dias úteis, estes são encaminhados para a Fazenda do Detran-CE, no município de Santa Quitéria, distante 226 km de Fortaleza, onde todos recebem medicação, alimentação balanceada e os cuidados necessários com relação à vacinação, alimentação específica e medicamentos.
DENUNCIE
Ao encontrar animais soltos nas imediações das CEs é possível denunciar, através do número (85) 3101-4782, de 08h às 17h, ou pelo 190, em que a Polícia Militar do Ceará acionará o Detran-CE para o devido recolhimento.