O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) deu início a inspeção obrigatória do Transporte Escolar em Pernambuco, referente ao primeiro semestre de 2024. A ação vai atender veículos no Recife, Região Metropolitana e em cidades do Interior. Para realizar a vistoria do tipo de transporte na capital Pernambucana e em Jaboatão dos Guararapes, os pertencentes devem se deslocar para a Unidade de Táxis e Coletivos (DUAT), no bairro da Iputinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, mediante agendamento no site do órgão.
Veículos registrados nas cidades de Olinda e Cabo de Santo Agostinho, a vistoria deve ser realizada na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de cada município, sem a necessidade de agendamento. No Cabo, o horário é das 8h às 13h, já em Olinda, das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. Em Paulista, a inspeção veicular ocorre na Ciretran do município, das 14h às 16h, também de segunda a sexta-feira, mas necessita de agendamento.
O condutor de Transporte Escolar do Interior, deve conduzir o veículo a uma das Ciretrans Especiais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, sem necessidade de agendamento. Sendo aprovado na inspeção, o veículo de transporte escolar receberá um selo de qualidade.
Vale ressaltar que conduzir veículo sem portar a autorização para condução escolar é infração gravíssima, com multa de R$293,47, multiplicada por cinco vezes e a retenção do veículo até a regularização, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no ‘play’ acima.