O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e a plataforma Uber, realizou uma ação educativa na manhã desta terça-feira (27), no Viaduto das Três Lagoas, em Oitizeiro, na capital.
A blitz educativa, que contou com o apoio da Coordenação de Policiamento e da Lei Seca do Detran, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-João Pessoa), teve como objetivo trabalhar, de forma integrada, na conscientização dos condutores de veículos, pedestres e ciclistas que circularam naquela área.
Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira, as ações integradas são extremamente importantes para fortalecer a segurança viária. “O Detran, juntamente com o Observatório Nacional pensou nessa ação, porque infelizmente os dados não nos mostram uma realidade positiva e, por isso, a importância de redobrar e intensificar as ações voltadas para a educação para o trânsito, para a fiscalização e monitoramento, visando fazer do trânsito um lugar seguro”.
Já a representante do ONSV, Daniela Gurgel, enfatizou que essa parceria é fundamental para que o trabalho realmente aconteça e de forma conjunta e que a sociedade entenda a importância de todas as forças de segurança, de todos os órgãos gestores estarem voltados para a segurança viária. “Todo mundo tem que sair de casa de manhã e voltar à tarde em segurança. Na verdade, a ação é um recado da preocupação dos órgãos gestores, especialmente o Detran da Paraíba, com a segurança de todos os moradores desse estado maravilhoso”.
O representante da Uber, Yuri Villacorta, destacou que esse trabalho é excelente para a Uber, principalmente porque é a primeira vez que a empresa faz uma parceria direta. “Contribuir para a mobilidade urbana é uma de nossas prioridades. E quando a gente fala de segurança é ainda mais importante, principalmente quando se pensa no ecossistema de trânsito, que não só se pensa em quem usa o nosso aplicativo, mas na comunidade como um todo, já que a pessoa que está usando o aplicativo hoje daqui a pouco ela pode pegar o carro ou a moto e todos são pedestres. Então fazer esse tipo de trabalho de educação é fundamental para a Uber”.