Como parte da programação do I Fórum Estadual da Lei Seca, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), juntamente com as demais forças de segurança pública capixabas, realizou, na noite desta sexta-feira (26) e madrugada de sábado (27), uma série de blitze com foco em autuações pela mistura de bebida e direção nos municípios de Cariacica, Guarapari, Serra, Vila Velha e Vitória.
Os agentes de trânsito do Detran|ES que se formaram na última quinta-feira (25) atuaram junto às equipes de trabalho da Operação Lei Seca, que contemplou também equipes do Batalhão da Polícia Militar de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guardas Municipais de Serra, Viana, Vitória, Vila Velha, Baixo Guandu e Linhares. O objetivo das blitze é reduzir o número de acidentes e crimes de trânsito, contribuir para a melhoria dos padrões de comportamento dos motoristas e motociclistas, além de incentivar as Guardas de Trânsito de todo o Estado a intensificarem as operações de combate à mistura da bebida e direção.
Na operação, foram realizados os procedimentos da Lei Seca, que consistiu em oferecer ao condutor o bafômetro passivo que, apenas com uma leve assoprada, detecta se há ou não indícios de álcool no condutor. Em caso positivo, o condutor foi convidado a soprar o bafômetro ativo, que consegue calcular a quantidade de álcool no organismo. E, portanto, possibilitou as autuações devidas.
Além do foco na Lei seca, também foram feitas averiguações nos documentos do veículo e repressão a condutas criminosas a partir do trabalho de 75 agentes. Ao todo, foram realizados 1.404 testes de alcoolemia (bafômetro) e 180 condutores se recusaram a ser submetidos ao teste. De 22h às 06h de sábado (27), 1.989 veículos foram abordados com a confecção de 381 autos de infração, o que gerou a remoção de 27veículos irregulares.
O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, enalteceu a atuação conjunta dos órgãos envolvidos e avaliou a ação como positiva. “Ainda que estejamos vendo o número de recusas aumentando, é importante deixar claro para os condutores que estamos nas ruas para coibir atitudes inconsequentes, realizando um trabalho de fiscalização e educação. Não é porque o motorista não fez o teste do bafômetro que ele seguirá conduzindo tranquilamente. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê as mesmas penalidades para o caso de flagrante ou recusa, e ele será autuado. É preciso muito rigor e união de forças para reforçar a necessidade de mudança de cultura em busca de um trânsito mais seguro e humanizado para as pessoas”, pontuou.
O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, acompanhou de perto a operação e destaca que essa operação integrada permitiu aos agentes do Detran|ES, experimentarem na prática tudo que foi discutido durante o I Fórum Estadual da Lei Seca.
“Cada vez mais, tomamos ciência de que a integração das forças de segurança e dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) é o melhor caminho para a proteção da vida, para reduzir os números de óbitos em razão dos sinistros. E, fazer parte disso é, sem dúvidas, um grande ganho para os agentes do Detran|ES, para o órgão como um todo e para a sociedade capixaba. Por isso, só podemos agradecer a todas as forças que prontamente se disponibilizaram e envidaram esforços, faça chuva ou faça sol para cumprir o seu papel fundamental, proteger as vidas no trânsito”, reforçou Lobato.
O novo Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, Ten. Cel Leonardo Nunes Barreto, também destacou a importância da ação. “As operações integradas trazem mais efetividade nos resultados e promovem a interação necessária ao desenvolvimento de ações capazes de promover um trânsito mais seguro. Além de desmotivar condutas inadequadas de maus motoristas, passamos a fortalecer os vínculos institucionais e a coesão na prática de fiscalização e orientação aos cidadãos.”, pontuou
Abaixo os dados completos da Operação Lei Seca desta sexta-feira (26):
– Veículos abordados: 1.989
– Testes de alcoolemia (bafômetro): 1.404
– Recusa ao teste de alcoolemia: 180
– Embriaguez: 02
– Autos de infração confeccionados: 381
– Veículos removidos: 27
– Veículos liberados após pagamentos de pendências: 21
Principais autuações:
– Licenciamento em atraso: 49
– Recusa ao teste de alcoolemia (bafômetro): 180
– Condutores sem Habilitação: 11
– Permitir ou entregar veículo a pessoa não habilitada: 08
– Condutores com CNH vencida: 05
– Motociclista pilotando sem capacete: 02
– Utilizar veículo para realizar manobras perigosas: 03
– Condutores sem cinto de segurança: 04
– Transpor bloqueio viário: 05
– Desobedecer ordem emanada da autoridade de trânsito competente: 06
Vítimas fatais de trânsito
De acordo com o relatório mensal do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, coordenado pela Sesp, de janeiro a dezembro de 2023, 825 pessoas perderam a vida no trânsito no Estado. Dessas, 409 vítimas foram originárias de acidentes com motocicletas.
Link do relatório do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo: https://sesp.es.gov.br/Media/Sesp/Mapa%20de%20homic%C3%ADdios/Mortes%20no%20Tr%C3%A2nsito_DEZ.pdf
Fortalecimento da fiscalização de trânsito
Na última quinta-feira (25), em solenidade no Palácio Anchieta, que contou com a presenca do governador Renato Casagrande, foi realizada a formatura da nova turma de agentes de trânsito do Detran|ES e a entrega de 10 bafômetros para Guardas de Trânsito de oito cidades capixabas (Anchieta, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Linhares, Serra, Viana e Vila Velha). As entregas priorizam a integração de forças e fortalecimento da fiscalização com vistas à redução do número de mortes e de pessoas com sequelas permanentes causadas por acidentes no Espírito Santo.
No total, 22 servidores efetivos do Detran|ES foram certificados para exercerem a função de Agente de Trânsito, Fiscalização e Educação em operações por todo o território capixaba. Com esses novos profissionais, a Autarquia soma 44 agentes que vão atuar nas blitze no Estado.
Durante o lançamento do Fórum, foi autorizada a aquisição de ‘Kits Fiscalização’ para municípios que possuem Guarda de Trânsito, como parte do projeto estratégico do Governo do Estado, o Força pela Vida, coordenado pelo Detran|ES. O investimento estimado para a compra de viatura, etilômetro, lombada móvel, cones, dentre outros equipamentos é da ordem de R$ 2,6 milhões.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles
[email protected]
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
Cap Anthony M. Costa – chefe do Setor de Comunicação do BPTran (27) 99625-1106
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: [email protected]