Com assento no Conselho Estadual das Cidades (ConCidades-PB), o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) participou da 6ª Conferência Estadual das Cidades, encerrada nessa quarta-feira (16), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. O evento teve o objetivo de aprofundar o diálogo sobre questões envolvendo habitação, saneamento básico, mobilidade urbana, emergências climáticas e diversos outros temas de interesse de cada município.
“Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminho para cidades inclusivas, democráticas e com justiça social”. Esse foi o tema principal do evento, que escolheu 48 delegados para participar da Conferência Nacional das Cidades no mês de outubro, em Brasília (DF).
Entre os delegados escolhidos, a diretora de Operações, Roberta Neiva, e a gerente de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira, serão as representantes do órgão na etapa nacional. Para isso, foram apresentadas propostas. “O Detran participou como expositor do grupo de trabalho sobre mobilidade urbana. Durante o evento foram elaboradas propostas para apresentação na Conferência Nacional das Cidades, com o objetivo de tornar as cidades mais justas, humanas e eficientes”, destacou Roberta Neiva.
Durante sua exposição, ela propôs acesso digno e democrático à mobilidade de toda a população, investimento em transporte público e em segurança viária. A Conferência Estadual das Cidades contou com a participação do poder público e sociedade civil, compondo um ambiente democrático para elaboração de propostas que implementem políticas públicas para as cidades.
Com abertura pelo governador João Azevêdo, na terça-feira (15), nos dois dias do evento a programação constou de mesas redondas, grupos temáticos, deliberação de propostas, eleição de conselheiros do ConCidades-PB e escolha dos delegados que representarão a Paraíba na etapa nacional. O evento contou com a participação de 350 delegados de 81 municípios paraibanos.